Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Inscreva sua instituição na 3ª Semana Nacional de Arquivos
Início do conteúdo da página

Inscreva sua instituição na 3ª Semana Nacional de Arquivos

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Segunda, 11 de Março de 2019, 15h24 | Última atualização em Terça, 12 de Março de 2019, 14h47

Estão abertas as inscrições para as instituições arquivísticas e de memórias que tenham interesse em participar da 3ª Semana Nacional de Arquivos, que será realizada de 3 a 8 de junho de 2019, em todo o Brasil.

A Semana Nacional de Arquivos (SNA) é uma ação de difusão dos arquivos brasileiros promovida pelo Arquivo Nacional (AN), órgão integrante da estrutura do Ministério da Justiça e Segurança Pública e pela Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), subordinada à Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania. A iniciativa é uma das ações previstas no Plano Setorial de Arquivos (2017-2027), elaborado pelo Colegiado Setorial de Arquivos do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) do Ministério da Cidadania.

O objetivo da SNA é aproximar as instituições arquivísticas da sociedade, aumentar sua visibilidade e divulgar os trabalhos desenvolvidos a partir da mobilização de arquivos, centros de memória e outras entidades detentoras de acervos arquivísticos para realizarem eventos acadêmicos e culturais durante a semana do Dia Internacional dos Arquivos, celebrado em 9 de junho. Essa data foi estabelecida pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA) e faz parte de um calendário internacional. O ICA lança um tema diferente a cada ano para inspirar os eventos. O de 2019 é Desenhando Arquivos. 

A SNA atua, portanto, como um instrumento facilitador do acesso à informação, de modo a apoiar o cidadão na defesa de seus direitos e a incentivar a produção de conhecimento científico e cultural – uma das funções dos arquivos.

Para fazer parte da Semana Nacional de Arquivos as instituições devem ser arquivos, centros de memória ou quaisquer entidades detentoras de acervos arquivísticos, tanto de natureza pública quanto privada. As instituições interessadas em se engajar nessa ação de âmbito nacional, devem programar um ou mais eventos em seus espaços ou de parceiros, podendo ser exposições, visitas mediadas, rodas de conversas, palestras, exibições de filmes, espetáculos artísticos, entre outros. O cadastramento ocorrerá entre os dias 11 de março e 03 de maio de 2019, através do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site http://semanadearquivos.an.gov.br/

registrado em:
Fim do conteúdo da página