Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Confira como foi o evento "Com a palavra, o usuário"
Início do conteúdo da página

Confira como foi o evento "Com a palavra, o usuário"

Escrito por Camila Souza | Publicado: Quinta, 07 de Março de 2019, 16h10 | Última atualização em Sexta, 08 de Março de 2019, 15h51

Aconteceu nesta quinta-feira, dia 28 de fevereiro, às 14 horas, na sede do Arquivo Nacional o evento “Com a palavra, o usuário”, com o tema “Memória do cavaquinho brasileiro no AN: pesquisa em música no acervo”.

Esta edição teve como palestrante convidado Pedro Cantalice, que é cavaquinista e mestrando em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e há alguns anos realiza pesquisas sobre música no acervo do Arquivo Nacional.

A pesquisa de Pedro Cantalice sobre a memória do cavaquinho brasileiro tem por objetivo reunir, estudar e divulgar informações sobre o cavaquinho em seus diversos aspectos, tais como, personagens, prática, história, repertórios e manuais de ensino do instrumento. Essa investigação sobre música pode ter diversos recortes, segundo o pesquisador, que destacou cinco possibilidades: cavaquinistas e compositores; afinações utilizadas no Brasil; utilizações do instrumento e repertórios; cavaquinho feminino e ensino de cavaquinho.

Cantalice, além de realizar pesquisas presenciais no acervo da instituição, também é usuário do Sistema de Informações do Arquivo Nacional – SIAN, por onde teve acesso a arquivos sonoros, letras de músicas, partituras, fotografias e fichas de cadastro de músicos como Garoto, Pinguim, Tatuzinho, Tico-Tico, Heitor dos Prazeres e Waldir Azevedo.

O pesquisador explorou diversos conjuntos documentais e coleções do acervo do AN com destaque para os fundos Delegacia de costumes e diversões do Rio de Janeiro, Rádio Mayrink Veiga, Casa Edison, Humberto Moraes Franceschi, Fundação Centro Brasileiro de Tv Educativa, Correio da Manhã e Serviço de censura de diversões públicas do Rio de Janeiro.

O “Com a palavra, o usuário” tem por objetivo dar voz a pesquisadores que frequentam o Arquivo Nacional a fim de que possam fazer um relato de sua experiência na instituição e também apresentar seu tema de pesquisa.

Os eventos acontecem trimestralmente na última quinta-feira do mês e contam com a participação de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. As apresentações são transmitidas em tempo real pela página do Arquivo Nacional no Facebook. Clique aqui e confira na íntegra.

 

 Foto: Cícera Vieira

 

 

 


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página