Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia do Acesso Universal à Informação
Início do conteúdo da página

Dia do Acesso Universal à Informação

Escrito por Mirian Lopes Cardia | Publicado: Sexta, 30 de Setembro de 2016, 10h46 | Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2017, 09h22

Evento realizado no Museu do Amanhã 

31 dez dia do acesso diretorO Diretor-Geral do Arquivo Nacional, José Ricardo Marques, compareceu, a convite da UNESCO e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT, do evento em comemoração ao Dia Internacional do Acesso Universal à Informação (28 de setembro), no Museu do Amanhã no Rio de Janeiro.

O Arquivo Nacional participa de diversas iniciativas em áreas consideradas prioritárias pela UNESCO, como a de preservação de patrimônio digital, e o Programa Memória do Mundo ("Memory of the World - MOW").

No encontro, o palestrante convidado Alberto Cabezas, Secretário-Executivo da Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas ("La Referencia"), falou sobre o reconhecimento da contribuição da América Latina para o acesso aberto à informação científica. Para ele, toda informação produzida, total pu parcialmente, com recursos públicos deve ter seu acesso aberto.

31 dez diretor marCom a presença do Diretor da UNESCO em Brasília, Lucien Alberto Muñoz, e da Diretora do IBICT, Cecília Leite, o evento também homenageou Bianca Amaro, pesquisadora do Instituto, com o prêmio "Electronic Publishing Trust for Development, concedido pela UNESCO. Em seu discurso de agradecimento, ela destacou que o acesso aberto a informações busca a promoção do bem comum, propiciando o avanço da própria Ciência. "E não existe maior bem comum do que a Ciência," complementou a homenageada.

ASCOM
setembro 2016

registrado em:
Fim do conteúdo da página