Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Conheça a publicação Os Presidentes e a República
Início do conteúdo da página

Conheça a publicação Os Presidentes e a República

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quinta, 07 de Fevereiro de 2019, 17h14 | Última atualização em Sexta, 08 de Fevereiro de 2019, 14h39

Você já conhece a Série Presidentes da República que é publicada às segundas-feiras aqui no portal? Os textos que fazem parte desta série têm como fonte o livro Os Presidentes e a República, realizado pelo Arquivo Nacional a partir de informações do seu acervo e também de registros produzidos pela Radiobrás e elementos documentais da Diretoria de Documentação Histórica do Gabinete Pessoal do Presidente da República.A publicação busca apresentar ao leitor um panorama geral sobre os períodos presidenciais que compuseram a vida republicana no Brasil, iniciada com o governo do marechal Deodoro da Fonseca, em 1889. A mais recente edição do livro abrange até o primeiro mandato de Dilma Roussef, primeira presidenta do Brasil.

Em “Os Presidentes e a República” constam informações biográficas de cada presidente (a), resumo de sua gestão e da situação do Brasil e do mundo na época. De acordo com Claudia Beatriz Heynemann, doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora do Arquivo Nacional, o projeto nasceu em 2001, durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, a partir de um desejo do Planalto em disponibilizar para o público em geral uma publicação mais consistente do que um simples panfleto sobre a história dos presidentes, abordando também o contexto nacional e internacional no qual seus governos estavam inseridos.

A publicação traz também a biografia de dois presidentes eleitos, porém não empossados: Júlio Prestes, que, eleito por voto direto em março de 1930, não tomou posse em virtude da Revolução de 1930; e Tancredo Neves, que, eleito indiretamente, deixou de assumir o cargo em razão de doença que o levou à morte em 21 de abril de 1985. Encontram-se, ainda, informações biográficas referentes aos presidentes interinos empossados no cargo, bem como aos integrantes da junta governativa instalada em 24 de outubro de 1930, e da junta militar que assumiu o governo do país em 30 de agosto de 1969.

O livro “Os Presidentes e a República” é uma publicação gratuita e sua quarta edição (2009) está disponível em Portable Document Format (PDF) aqui. O projeto deu origem, também, ao site Centro de Informação de Acervos dos Presidentes da República - CIAPR. Clique aqui para conhecer.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página