Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Série Retratos Modernos - Agio Pio
Início do conteúdo da página

Série Retratos Modernos - Agio Pio

Escrito por Camila Souza | Publicado: Terça, 12 de Fevereiro de 2019, 10h00 | Última atualização em Sexta, 01 de Fevereiro de 2019, 15h26

O Arquivo Nacional, com o patrocínio do Programa Petrobrás Cultural, publicou em 2005 o livro “Retratos Modernos”, reunindo fotografias originais de seu acervo que marcaram a introdução e divulgação desta então nova modalidade no Brasil. Através do site de mesmo nome, o usuário pode acessar a essas imagens, juntamente com a biografia de cada fotógrafo e a história dos estúdios brasileiros que ajudaram a escrever a trajetória desta nova modalidade em ascensão no país. Vale lembrar que o Brasil foi de um pioneirismo exemplar, ao trazer a fotografia no ano seguinte a seu anúncio na França, em 1839. Rapidamente a pintura deu lugar à fotografia e o Rio de Janeiro se tornou o centro nacional da nova arte. Veja a seguir a biografia do fotógrafo Agio Pio disponível no site.

Agio Pio trabalhou em Fortaleza, no ano de 1873, estava atuando em Teresina. Em seu estúdio, situado à Rua Palma, 110, também vendia quadros e objetos de decoração.

Saiba mais sobre a história da fotografia no Brasil. Clicando em “portais”, no menu lateral “serviços ao cidadão” do portal do Arquivo Nacional, você tem acesso ao site Retratos Modernos.

Clique aqui e conhecerá um pouco mais sobre o advento e a história da fotografia em nosso país.

Fonte/Texto/Imagem: http://www.an.gov.br/retratosmodernos/

Conheça a equipe responsável clicando aqui.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página