Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Série Retratos Modernos - Adolfo Volk
Início do conteúdo da página

Série Retratos Modernos - Adolfo Volk

Escrito por Camila Souza | Publicado: Terça, 05 de Fevereiro de 2019, 10h00 | Última atualização em Terça, 05 de Fevereiro de 2019, 14h14

O Arquivo Nacional, com o patrocínio do Programa Petrobrás Cultural, publicou em 2005 o livro “Retratos Modernos”, reunindo fotografias originais de seu acervo que marcaram a introdução e divulgação desta então nova modalidade no Brasil. Através do site de mesmo nome, o usuário pode acessar a essas imagens, juntamente com a biografia de cada fotógrafo e a história dos estúdios brasileiros que ajudaram a escrever a trajetória desta nova modalidade em ascensão no país. Vale lembrar que o Brasil foi de um pioneirismo exemplar, ao trazer a fotografia no ano seguinte a seu anúncio na França, em 1839. Rapidamente a pintura deu lugar à fotografia e o Rio de Janeiro se tornou o centro nacional da nova arte. Veja a seguir a biografia do fotógrafo Adolfo Volk disponível no site.

Considerado um dos primeiros fotógrafos de Curitiba, o alemão Adolfo Volk tornou-se o mais conhecido na história da fotografia local, atuando por longo tempo e com vasta produção, entre 1881 e 1903. Seu estabelecimento, a Galeria Fotográfica H. A. Volk, permaneceu ativo após seu retorno à Europa, quando sua esposa, Fanny Volk, passou a frente dos negócios. Conforme indica Boris Kossoy no seu Dicionário histórico-fotográfico, Volk divulgava em anúncios que dispunha de "formas e tamanhos à vontade do freguês até natural. Pintura a Óleo e pastel. Reproduções de retratos e pinturas estimados”. Também anunciou um aparelho elétrico para tirar retratos a noite, diferente daqueles que funcionavam, segundo ele, "sob ação do pó magnesium". Sempre em Curitiba, teve como endereços, em 1881, a Travessa da Rua da Carioca s/nº"; a Rua da Imperatriz, 77, em 1882; a Rua do Imperador, 9, entre 1888 e 1889; a Rua Marechal Deodoro, 9 (10), de 1890 a 1903, e a Rua Quinze de Novembro, 54, em 1903.

Saiba mais sobre a história da fotografia no Brasil. Clicando em “portais”, no menu lateral “serviços ao cidadão” do portal do Arquivo Nacional, você tem acesso ao site Retratos Modernos.

Clique aqui e conhecerá um pouco mais sobre o advento e a história da fotografia em nosso país.

Fonte/Texto/Imagem: http://www.an.gov.br/retratosmodernos/

Conheça a equipe responsável clicando aqui.

 


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página