Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Você conhece a plataforma WikiGLAM?
Início do conteúdo da página

Você conhece a plataforma WikiGLAM?

Escrito por Camila Souza | Publicado: Sexta, 25 de Janeiro de 2019, 15h05 | Última atualização em Sexta, 25 de Janeiro de 2019, 15h09

O Arquivo Nacional tem tornado disponível parte de seus acervos na plataforma WikiGLAM, conforme tendência mundial,. A iniciativa Glam (sigla em inglês para “Galerias, Bibliotecas, Arquivos e Museus”), da Wikipédia, já publicou itens de mais de 100 instituições em todos os continentes. Esta plataforma possibilita múltiplas ações de promoção e divulgação das instituições e seus acervos.

No Brasil, passaram a ilustrar verbetes da enciclopédia virtual mais de 500 imagens e documentos do Arquivo Nacional, como a Lei Áurea, as Constituições do País e os Atos Institucionais da período militar. Na seção do Arquivo Nacional na plataforma, podem ser vistas fotografias, ilustrações, cartas, documentos oficias, mapas e áudios que pertencem ao acervo da instituição. Todas as obras estão disponíveis para download e vêm acompanhadas com informações sobre o fundo e ano de produção.

Visite aqui a galeria do Arquivo Nacional na WikiGLAM.

 


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página