Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Série Retratos Modernos - Antônio Lopes Cardoso
Início do conteúdo da página

Série Retratos Modernos - Antônio Lopes Cardoso

Escrito por Camila Souza | Publicado: Terça, 29 de Janeiro de 2019, 09h43 | Última atualização em Terça, 29 de Janeiro de 2019, 10h45

O Arquivo Nacional, com o patrocínio do Programa Petrobrás Cultural, publicou em 2005 o livro “Retratos Modernos”, reunindo fotografias originais de seu acervo que marcaram a introdução e divulgação desta então nova modalidade no Brasil. Através do site de mesmo nome, o usuário pode acessar a essas imagens, juntamente com a biografia de cada fotógrafo e a história dos estúdios brasileiros que ajudaram a escrever a trajetória desta nova modalidade em ascensão no país. Vale lembrar que o Brasil foi de um pioneirismo exemplar, ao trazer a fotografia no ano seguinte a seu anúncio na França, em 1839. Rapidamente a pintura deu lugar à fotografia e o Rio de Janeiro se tornou o centro nacional da nova arte. Veja a seguir a biografia do fotógrafo Antônio Lopes Cardoso disponível no site.

Por volta de 1864, Antônio Lopes Cardoso estava estabelecido no Rio de Janeiro, com ateliê na Rua dos Ourives, 37. Nesse mesmo ano recebe o titulo de Fotógrafo da Casa Imperial. Alguns anos depois encontrava- se em Salvador, na Rua Rosário de João Pereira, 34, anunciando como Lopes & C. Participou da Exposição Baiana em 1875 apresentando uma coleção de retratos de diversos tamanhos. Em 1875 e 1876 possuiu ateliê em Pernambuco, à Rua Barão da Vitória, 14, Recife. Nesse período divulgava seus retratos pelo sistema bombé, pintados a óleo, cartes de visite, etc. Em 1881, Eduardo de Vecchi tornava-se o sucessor de Lopes & C., e logo a seguir era Pedro Gonçalves da Silva que se encontrava no endereço da Rua Direita de Palácio, 7 e informava que seu estabelecimento correspondia à antiga casa Lopes Cardoso.

Saiba mais sobre a história da fotografia no Brasil. Clicando em “portais”, no menu lateral “serviços ao cidadão” do portal do Arquivo Nacional, você tem acesso ao site Retratos Modernos.

Clique aqui e conhecerá um pouco mais sobre o advento e a história da fotografia em nosso país.

Fonte/Texto/Imagem: http://www.an.gov.br/retratosmodernos/

Conheça a equipe responsável clicando aqui.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página