Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Série Retratos Modernos - Alfredo Ducasble
Início do conteúdo da página

Série Retratos Modernos - Alfredo Ducasble

Escrito por Camila Souza | Publicado: Terça, 22 de Janeiro de 2019, 12h00 | Última atualização em Terça, 29 de Janeiro de 2019, 10h47

O Arquivo Nacional, com o patrocínio do Programa Petrobrás Cultural, publicou em 2005 o livro “Retratos Modernos”, reunindo fotografias originais de seu acervo que marcaram a introdução e divulgação desta então nova atividade no Brasil. Através do site de mesmo nome, o usuário pode acessar a essas imagens, juntamente com a biografia de cada fotógrafo e a história dos estúdios brasileiros que ajudaram a escrever a trajetória desta nova modalidade em ascensão no país. Vale lembrar que o Brasil foi de um pioneirismo exemplar, ao trazer a fotografia no ano seguinte a seu anúncio na França, em 1839. Rapidamente a pintura deu lugar à fotografia e o Rio de Janeiro se tornou o centro nacional da nova arte. Veja a seguir a biografia do fotógrafo Alfredo Ducasble disponível no site.

Francês, Alfredo Ducasble teria chegado a Pernambuco em 1873. Atuou no Brasil nas décadas de 1870 a 1890. Além de fotógrafo, era pintor, escultor, músico, colecionador e antiquário. Na década de 1880 participou de exposições no Brasil e no exterior, tendo obtido medalha de prata na Exposição Internacional de Antuérpia, em 1885. Ducasble foi o primeiro a divulgar internacionalmente o mobiliário colonial brasileiro, ao enviar pinturas, móveis, joias e outras antiguidades de seu acervo para a Exposição Universal de Paris em 1889, da qual foi delegado oficial da província de Pernambuco. Seu estabelecimento situava-se à Rua Barão da Vitória, 65, atual Rua Nova, em Recife, e era conhecido como A. Ducasble & C., Galeria Ducasble e Fotografia Parisienne. Embora a sua atividade como retratista seja a mais conhecida, pois fotografou grande parte da sociedade pernambucana, Ducasble também foi um excelente paisagista, tendo algumas vistas de Recife incluídas no Álbum de vues du Brésil, organizado pelo Barão do Rio Branco e publicado no livro Le Brésil, de E. Levasseur, em Paris, em 1889.

Saiba mais sobre a história da fotografia no Brasil. Clicando em “portais”, no menu lateral “serviços ao cidadão” do portal do Arquivo Nacional, você tem acesso ao site Retratos Modernos.   

Clique aqui e conhecerá um pouco mais sobre o advento e a história da fotografia em nosso país.

 

Fonte/texto/Imagem: http://www.an.gov.br/retratosmodernos/

Conheça a equipe responsável clicando aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página