Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Cerimônia de Registro de Acervos no Programa Memória do Mundo
Início do conteúdo da página

Cerimônia de Registro de Acervos no Programa Memória do Mundo

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Domingo, 16 de Dezembro de 2018, 11h30 | Última atualização em Terça, 18 de Dezembro de 2018, 15h10

O Arquivo Nacional recebeu nesta quarta-feira, dia 12 de dezembro, em cerimônia solene no Auditório do Instituto Histórico e Cultural da Aeronáutica (Incaer), dois certificados de inscrição de acervos documentais no Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco.
Os certificados são referentes ao acervo “Feminismo, Ciência e Política – o legado Bertha Lutz, 1881-1985”, uma candidatura conjunta com o Arquivo Histórico do Itamaraty, a Câmara dos Deputados, a Unicamp e o “Fundo Assessoria de Segurança e Informações da Fundação Nacional do Índio - Asi/Funai, 1968-2000”.
Representando o Arquivo Nacional na cerimônia, o assessor da Direção-Geral, Vicente Arruda Câmara Rodrigues, declarou que "O Arquivo Nacional tem o duplo orgulho de ser umas das instituições fundadoras e apoiadoras do Programa no Brasil, fornecendo infraestrutura e pessoal para a execução das atividades do Memória do Mundo e, ao mesmo tempo, com nominação desses dois conjuntos documentais, de importância singular. A nominação aumenta a nossa responsabilidade como instituição custodiadora e amplia a visibilidade da própria área de arquivos no Brasil. "
Na mesma cerimônia foram entregues certificados a mais oito fundos documentais, que vêm compor o painel da história e da sociedade brasileira, sendo construído nos 11 anos de atuação do Programa Memória do Mundo no Brasil. Para mais informações, acesse aqui.

 O sr. Félix Galvão Batista Filho, diretor do Arquivo Público Estadual de Pernambuco Jordão Emerenciano e membro do Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco - MoWBrasil, entrega o certificado de inclusão no Registro Nacional do Brasil do Programa MoW relativo ao Fundo Assessoria de Segurança e Informações da Fundação Nacional do Índio - ASI/FUNAI, 1968-2000”, ao sr. Vicente Arruda Câmara Rodrigues.

registrado em:
Fim do conteúdo da página