Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo em Cartaz: Encontro de Pesquisadores de Audiovisual
Início do conteúdo da página

Arquivo em Cartaz: Encontro de Pesquisadores de Audiovisual

Escrito por Camila Souza | Publicado: Quinta, 13 de Dezembro de 2018, 18h20 | Última atualização em Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 12h09

O miniauditório do Arquivo Nacional recebeu nesta quinta-feira, 13 de dezembro, o Encontro de Pesquisadores de Audiovisual. O evento fez parte da grade da quarta edição do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo e contou com a presença de Laís Rodrigues, pesquisadora de arte e de conteúdo para filmes, óperas, livros e exposições de arte; Patrícia Pamplona, pesquisadora iconográfica e escritora e das pesquisadoras Priscila Serejo e Isabela Mota. A mediação foi realizada por Antonio Laurindo, coordenador de Documentos Audiovisuais e Cartográficos do Arquivo Nacional.

Esta roda de conversa inaugurou um fórum para troca de experiências sobre o acesso aos acervos, descobertas e desafios encontrados durante o processo de pesquisa.  Segundo Patrícia Pamplona foi um grande prazer estar no Arquivo Nacional falando sobre pesquisa e sobre seu trabalho na instituição. Em suas palavras: “Todo pesquisador dialoga com trabalhos anteriores, com outros pesquisadores e principalmente com arquivos.” A pesquisadora ressaltou, ainda, a importância do Arquivo Nacional não só para os pesquisadores, mas também como perspectiva de futuro para a sociedade.

O objetivo do Arquivo em Cartaz - Festival Internacional de Cinema de Arquivo é destacar a importância da preservação dos acervos cinematográficos, assim como incentivar o uso destes arquivos em novas produções. Além de exibir filmes restaurados e raros, o festival oferece oficinas dedicadas à preservação e tratamento de arquivos cinematográficos, atividade fundamental para a memória audiovisual brasileira. A Bossa Nova, um dos mais importantes gêneros da música brasileira, ganha destaque nesta quarta edição do festival. Seus 60 anos de história, seus principais personagens e suas músicas estarão presentes na programação. Odete Lara, atriz, cantora do movimento Bossa Nova e escritora brasileira, será homenageada com mostra especial de filmes em 35mm.

A entrada do Arquivo em Cartaz  é gratuita. Endereço: Arquivo Nacional - Praça da República, 173 – Centro Telefone: (21) 2179-1228 | Em caso de chuva as sessões ao ar livre serão exibidas no auditório do Arquivo Nacional.

Confira a programação completa aqui e assista ao vídeo do debate aqui.

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página