Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Confira a programação desta quinta-feira no Festival Arquivo em Cartaz
Início do conteúdo da página

Confira a programação desta quinta-feira no Festival Arquivo em Cartaz

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 17h35 | Última atualização em Segunda, 10 de Dezembro de 2018, 19h25
Entre os dias 07 a 14 de dezembro está sendo realizada a quarta edição do Arquivo em Cartaz - Festival Internacional de Cinema de Arquivo, promovido pelo Arquivo Nacional (AN). O evento acontece na sede do AN, no Rio de Janeiro, e também contou com programação no Cine Arte da Universidade Federal Fluminense (UFF). O objetivo do festival é destacar a importância da preservação dos acervos cinematográficos, assim como incentivar o uso destes arquivos em novas produções. Além de exibir filmes restaurados e raros, o festival oferece oficinas dedicadas à preservação e tratamento de arquivos cinematográficos, atividade fundamental para a memória audiovisual brasileira. A Bossa Nova, um dos mais importantes gêneros da música brasileira, ganha destaque nesta quarta edição do festival. Seus 60 anos de história, seus principais personagens e suas músicas estarão presentes na programação. Odete Lara, atriz, cantora do movimento Bossa Nova e escritora brasileira, será homenageada com mostra especial de filmes em 35mm.

Confira a programação desta quinta-feira (13/12):

Arquivo Nacional

10h | Sessão ARQUIVO FAZ ESCOLA

Filhos de João, admirável mundo novo baiano 
Direção: Henrique Dantas 
(76 min, 2009, Brasil)

O documentário conta a história do grupo musical Novos Baianos, e se concentra em um dos períodos mais férteis e efervescentes da produção musical brasileira – os anos 60 e 70. Foi neste período que João Gilberto começou a conviver com os Novos Baianos, tornando-se uma espécie de guru. Com extrema sensibilidade e absoluta despretensão, transformou a mentalidade daqueles jovens irreverentes e mudou o rumo da MPB.

Palestrante convidado: Bernardo Carvalho Oliveira
Professor da Faculdade de Educação da UFRJ, pesquisador, produtor, crítico de música e cinema.

10h | ENCONTRO DE PESQUISADORES DE AUDIOVISUAL

Roda de conversa entre pesquisadores de audiovisual, inaugurando um fórum privilegiado para troca de experiências sobre o acesso aos acervos, descobertas e desafios encontrados durante o processo de pesquisa.

Convidados: 

Isabela Mota – pesquisadora/ RJ

Laís Rodrigues – Pesquisadora de arte e de conteúdo para filmes, óperas, livros e exposições de arte/ RJ

Patrícia Pamplona – Pesquisadora iconográfica e escritora/ RJ

Priscila Serejo – Pesquisadora / RJ

Mediação: Antonio Laurindo - Arquivo Nacional

14h | MOSTRA ARQUIVO N

Arquivo N‬ comemora os 85 anos do músico João Gilberto 
Direção: Luciana Savaget
(23 min, 2016, Brasil)

O cantor e compositor baiano transformou a música brasileira com um banquinho e um violão. O Arquivo N comemora os 85 anos dele contando sua trajetória e trazendo vários depoimentos, como os do jornalista Nelson Motta; do estudioso Walter Garcia; e de sua amiga e ex-mulher, a cantora Miúcha.

15h | MOSTRA COMPETITIVA

MÉDIAS 1

Cemitério Parque (35 min, 2018, Brasil)
Direção: José Carlos Faria
Brasil - doc - 34 min - 2018

Em 1965, o Governador do Estado da Guanabara Carlos Lacerda, em solenidade no Parque Lage, decreta o seu tombamento. Roberto Marinho, presidente das Organizações GLOBO, um dos proprietários do terreno, é contrariado no seu interesse de transformá-lo em um cemitério, segundo denúncia do político. O realizador do filme, na época adolescente, assiste ao evento e passa a narrar, na sua visão, os acontecimentos do conturbado momento político das décadas de 1950/1970 e o reflexo no seu dia-a-dia, do golpe de 1964 ao martírio de Frei Tito de Alencar, que resultou no seu suicídio em 1974.

Memórias de um Rio Fabril
Direção: Thais Blank, Isabel Joffily e Paulo Fontes
Brasil – Doc – 25 min – 2017

Três fábricas do Rio de Janeiro mostram a força do passado industrial e a sua importância para a memória social carioca. Cada uma delas teve um destino após o fechamento, mas todas são capazes de falar sobre a cidade na qual nasceram e morreram.

16h | MOSTRA COMPETITIVA
LONGA 5

Carvana 
Direção: Lulu Corrêa 
(104 min, 2018, Brasil)

Hugo Carvana, exímio contador de histórias, é o narrador de sua própria história em Carvana. É sua voz inconfundível que pontua uma história de 60 anos de carreira, mais de cem filmes e inúmeras novelas, contada por ele em entrevistas colhidas desde os anos 1970. Sobre as imagens, a voz de Carvana, cantarolando um samba canção, orientando um ator e provocando gargalhadas no set ou contando um de seus muitos causos nas inesquecíveis reuniões de elenco, verdadeira carpintaria do artista. Uma história de vida, uma linha do tempo do cinema brasileiro pontuada por acontecimentos que nos marcaram nas últimas décadas.

18h | MOSTRA COMPETITIVA

LONGA 6

Candeia 
Direção: Luiz Antonio Pilar 
(97 min, Brasil, 2018)

Um filme documentário sobre a vida e obra do compositor Antonio Candeia Filho, o Candeia. Tem como objetivo perpetuar o pensamento questionador de CANDEIA, além de realizar uma revisão, distante do calor do tempo, de suas reflexões e pensamentos. CANDEIA irá, acima de tudo, apresentar ao público, principalmente os jovens, a luta deste ícone da cultura nacional pela cultura negra e por sua própria filosofia de vida.

19:30h | MOSTRA CINEMA NO PÁTIO 

SOM, SOL & SURF – SAQUAREMA
Direção: Hélio Pitanga
(Documentário, 82 min, 2018, Brasil) 

Em 1976, o produtor e jornalista Nelson Motta estava decidido a organizar um grande festival na praia, em Saquarema (RJ). A ideia era juntar grandes nomes do então emergente rock nacional para gravar um disco e um filme sobre o evento. Angela Ro Ro, Raul Seixas, Made in Brazil, Rita Lee & Tutti Frutti, entre outros, se revezaram no palco em atuações antológicas. Mas o dinheiro acabou, o projeto ficou só no show e o material filmado sumiu. Até hoje. Baseado no material filmado em 16mm por Gilberto Loureiro, o diretor Hélio Pitanga resgata esses dias de rock, surfe e muita loucura.

A entrada do Arquivo em Cartaz  é gratuita. Endereço: Arquivo Nacional - Praça da República, 173 – Centro Telefone: (21) 2179-1228 | Em caso de chuva as sessões ao ar livre serão exibidas no auditório do Arquivo Nacional.

registrado em:
Fim do conteúdo da página