Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Confira a programação do final de semana do Festival Arquivo em Cartaz
Início do conteúdo da página

Confira a programação do final de semana do Festival Arquivo em Cartaz

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Sexta, 07 de Dezembro de 2018, 16h18 | Última atualização em Segunda, 10 de Dezembro de 2018, 14h45

Começa hoje, 7 de dezembro, a quarta edição do Arquivo em Cartaz - Festival Internacional de Cinema de Arquivo, promovido pelo Arquivo Nacional (AN). O evento acontece na sede do AN, no Rio de Janeiro, e também no Cine Arte da Universidade Federal Fluminense (UFF). O objetivo do festival é destacar a importância da preservação dos acervos cinematográficos, assim como incentivar o uso destes arquivos em novas produções. Além de exibir filmes restaurados e raros, o festival oferece oficinas dedicadas à preservação e tratamento de arquivos cinematográficos, atividade fundamental para a memória audiovisual brasileira. A Bossa Nova, um dos mais importantes gêneros da música brasileira, ganha destaque nesta quarta edição do festival. Seus 60 anos de história, seus principais personagens e suas músicas estarão presentes na programação. Odete Lara, atriz, cantora do movimento Bossa Nova e escritora brasileira, será homenageada com mostra especial de filmes em 35mm.

Confira a programação deste final de semana:

7 dez | Sex // Cine Arte UFF

16h30 | MOSTRA HOMENAGEM - ODETE LARA 

Boca de Ouro 
Direção: Nelson Pereira dos Santos 
(103 min, 1963, Brasil)

Prepotente e cruel, Boca de Ouro manda arrancar todos os dentes perfeitos, substituindo-os por uma dentadura de ouro. Ele também cultiva o sonho de ser enterrado num caixão de ouro só para recompensar o trauma de ter nascido numa gafieira, e de ter sido abandonado pela mãe numa pia de banheiro. Boca de Ouro começa apresentando seu protagonista, que acabara de morrer assassinado. O repórter Caveirinha, designado para descobrir a verdadeira história do marginal, vai entrevistar sua ex-amante, Guigui, que conta três diferentes versões da vida do bicheiro. Em todas elas, estão envolvidos Leleco, um malandro desempregado, sua mulher, Celeste e três ricaças.
 
8 dez | Sáb // Cine Arte UFF

16:30h | MOSTRA HOMENAGEM ODETE LARA 

O Princípio do Prazer 
Direção: Luiz Carlos Lacerda
(90 min, 1979, Brasil)

Otávio, Mário, Norma e Ana vivem uma existência à parte, isolados das demais pessoas da cidade. Um mistério maior cerca a vida dos irmãos e talvez seja a causa do equilíbrio desse estranho relacionamento: a criação de um ser em cativeiro, numa das dependências da fazenda. A chegada de Álvaro, um novo empregado, vai desencadear o medo de que o mistério chegue ao conhecimento dos habitantes da cidade.
 
9 dez | Dom // Cine Arte UFF

16h30 | MOSTRA HOMENAGEM ODETE LARA

Lara
Direção: Ana Maria Magalhães 
(107 min, 2002, Brasil)

Lara era uma criança triste e solitária, após a morte de sua mãe por suicídio. Na adolescência viveu em uma pensão modesta com seu pai, Francesco, um imigrante italiano. Ao crescer e se tornar atriz ela passa a viver com Guima, um dramaturgo que teve sua peça teatral censurada pelo governo. Após a liberação da peça ela é montada com Lara no elenco, mas logo depois ela e Guima se separam. Em busca da ascensão profissional, ela se dedica totalmente à carreira e acaba sendo premiada como a melhor atriz do ano, até descobrir que o sucesso artístico não a fizera feliz como almejava ser.
 
Endereço: Centro de Artes UFF // Endereço: Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí, Niterói – RJ Telefone: (21) 3674-7515.
 
 
 
 
 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página