Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia Mundial de Preservação Digital
Início do conteúdo da página

Dia Mundial de Preservação Digital

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quinta, 29 de Novembro de 2018, 17h17 | Última atualização em Quinta, 29 de Novembro de 2018, 17h17

O Dia Mundial de Preservação Digital (ex-Dia Internacional de Preservação Digital) é realizado na última quinta-feira de todo mês de novembro. A data foi criada pela DPC - Digital Preservation Coalition e tem como objetivo unir a comunidade de preservação digital para celebrar as coleções preservadas, o acesso mantido e o entendimento promovido pela preservação de materiais digitais.

A DPC busca criar uma maior consciência sobre a importância da preservação digital com o objetivo de gerar um entendimento mais amplo que permeia todos os aspectos da sociedade - negócios, formulação de políticas, boas práticas pessoais.

"Tecnologias digitais difusas e onipresentes são uma característica definidora de nossa era. Os materiais digitais são um bem essencial para a indústria, comércio e governo. Eles são fundamentais para a pesquisa, a lei e a medicina. As indústrias criativas, a herança cultural e a mídia dependem do acesso confiável a materiais digitais, enquanto famílias e amigos ampliam e sustentam seus relacionamentos por meio de interações digitais. Que melhor motivo para celebrar as oportunidades criadas pelo digital?", assim, a DPC descreve a importância da data.

Para Claudia Labombe, coordenadora do Programa Permanente de Preservação e Acesso a Documentos Arquivísticos Digitais – AN Digital , a grande inciativa do Arquivo Nacional para a preservação digital é o programa AN Digital: "já temos alguns resultados do programa, que visa montar a infraestrutura necessária para preservar os documentos digitais recebidos pelo Arquivo Nacional. Hoje já contamos com uma infraestrutura organizacional e de equipamentos, além de uma área de preservação digital ligada a Coordenação Geral de Processo Técnico e Preservação do Acervo - COPRA que é responsável tanto pelos representantes digitais como pelos originais digitais que recebemos dos órgãos.  Temos também toda a definição de procedimentos e a política de preservação digital definida".

Carlos Ditadi, membro da equipe do AN Digital lembrou "que também atuamos de forma constante  na parte de estudos e aplicação de formatos digitais para melhorias de preservação e gerenciamento com foco na otimização de acesso aos usuários. Ditadi lembrou ainda a atuação que o Arquivo Nacional tem na assistência técnica junto aos órgãos de administração pública do poder executivo na preservação de documentos digitais".

Questionada pela Assessoria de Comunicação do Arquivo Nacionalsobre a importância da data, Érika Sampaio, Supervisora da Equipe de Preservação de Documentos Digitais da COPRA, afirmou: "Hoje é um dia que se presta à reflexão do uso das novas tecnologias para a preservação do que é relevante para o nosso presente e futuro. Essa importância está diretamente ligada ao acesso da informação a todos, sem fronteiras. O Arquivo Nacional vem se empenhando nessa direção, investindo em tecnologia, no fortalecimento do Programa AN Digital, na capacitação de seus servidores e na qualidade da informação disponível".

  

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página