Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Diretor do AN em visita ao CENDOC
Início do conteúdo da página

Diretor do AN em visita ao CENDOC

Escrito por Mirian Lopes Cardia | Publicado: Segunda, 26 de Setembro de 2016, 10h38 | Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2017, 09h22

Centro de Documentação da Aeronáutica

O Diretor-Geral do Arquivo Nacional, José Ricardo Marques, em visita ao Centro de Documentação da Aeronáutica – CENDOC, foi recebido pelo Coronel Leite, Diretor do local. O objetivo da visita foi conhecer o Sistema de Documentação da Aeronáutica e apresentar o SEI - Sistema Eletrônico de Informações, desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª região com a finalidade de permitir a interligação e tramitação eletrônica de documentos e processos entre os órgãos e entidades da Administração Pública Federal.

31 dez centro aeronautica3Marques explicou que vem discutindo junto à equipe do Arquivo Nacional os documentos eletrônicos: “É um debate ampliado que temos sobre os documentos digitais, um desafio para se entender, efetivamente, como tratar esses documentos, como armazená-los, qual o modelo de classificação. O SEI tem um teor operacional dentro do fluxo de trabalho; nós adotamos o SEI, o Ministério da Justiça e Cidadania também o adota. Por isso, estamos familiarizados com o Sistema. Recentemente estivemos sob um novo sistema, nascido no TRF-2, chamado SIGA - Sistema Integrado de Gestão Documental.

Trata-se da reunião de todos os pares da administração executiva no Brasil, com vários coordenadores, colaboradores, pensando em política pública, na gestão de documentos, mas é um sistema, tal qual o SEI. Nesse momento somos protagonistas do SEI e iremos avançar nele, pois já está presente na administração com um percentual muito grande. Não faz sentido iniciarmos um novo trabalho, já que a administração está familiarizada com o SEI. Ele tem os seus problemas, mas a equipe do AN, dentro da sua finalidade, já está trabalhando nesse sentido.” Marques também falou sobre a parceria que está sendo firmada com o Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN, onde o AN vai promover a gestão de todos os prontuários dos 630 mil presos do Brasil. Outro ponto importante do encontro foi o convite feito pelo diretor do AN para que a Aeronáutica tenha um membro no conselho do CONARQ.

O Diretor do Arquivo também explicou a parceria que está sendo feita com a UNIRIO com o objetivo de levar a orquestra sinfônica da universidade para se apresentar no AN. Falou da importância da profissão do arquivista que, para ele, não cuida só da história e memória, mas também do futuro de toda uma nação: “A arquivilogia se remete a essa importância inestimável do passado, da preservação, da memória, da historia, mas o desafio para o qual quero hoje convidá-los é de olhar para o futuro. Esse é o nosso trabalho.” Explicou o projeto que está sendo feito com a Fecomércio e a Prefeitura do Rio de Janeiro para a revitalização da área do entorno do Arquivo Nacional, onde uma feira de artesanato permanente será montada na Praça da República. Vários outros eventos temporários também serão realizados com o intuito de dar mais segurança à região. O diretor também falou que o Arquivo terá sua função multicultural, com vários eventos de músicas, teatros, cinemas, dança, entre outros.

Durante o encontro, o Coronel Leite falou sobre o projeto realizado no CENDOC, “O arquivista do futuro”, onde a arquivologia é apresentada para jovens entre 15 e 17 anos que vão fazer sua opção para a faculdade. A última etapa do curso será uma visita ao Arquivo Nacional feita pelos 38 alunos da turma.

Equipe da ASCOM
23 de setembro de 2016

registrado em:
Fim do conteúdo da página