Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > As inscrições para as Oficinas Técnicas do Festival de Cinema Arquivo em Cartaz encerram dia 03/12
Início do conteúdo da página

As inscrições para as Oficinas Técnicas do Festival de Cinema Arquivo em Cartaz encerram dia 03/12

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Sexta, 30 de Novembro de 2018, 13h25 | Última atualização em Sexta, 30 de Novembro de 2018, 14h22

Estão abertas as inscrições para as oficinas técnicas do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, que é realizado pelo Arquivo Nacional no Rio de Janeiro. O festival tem como objetivo promover a difusão do patrimônio audiovisual, contribuindo para a preservação e recuperação da memória audiovisual brasileira. Toda a programação do Arquivo em Cartaz é gratuita contando com a realização de debates e homenagens a importantes nomes do cinema.

Nesta edição serão oferecidas as seguintes oficinas técnicas:

OFICINA CONSERVAÇÃO DE DOCUMENTOS SONOROS
Introdução à conservação de documentos sonoros com atividades teóricas e práticas. Temas abordados: história, manuseio, identificação, acondicionamento, guarda, higienização, pequenos reparos e reformatação de diferentes suportes (discos, fitas magnéticas e CDs).
Instrutores: Marco Dreer (Via 78) e Cadu Marconi (Arquivo Nacional)
Data: 10/12
Horário: 9h às 17h
Nº de vagas: 16

OFICINA CONSERVAÇÃO DE PELÍCULAS CINEMATOGRÁFICAS
Noções básicas de conservação de películas com atividades teóricas e práticas. Temas abordados: a estrutura do filme, as emulsões cor e PB, as diferentes bitolas, os tipos de sons, as formas de acondicionamento e os processos de revelação e copiagem. Nas atividades práticas está previsto o manuseio de materiais para identificação, higienização e pequenos reparos.
Instrutores: Mauro Domingues e Fátima Taranto (Arquivo Nacional)
Data: 11/12
Horário: 9h às 17h
Nº de vagas: 15

OFICINA CONSERVAÇÃO DE DOCUMENTOS FOTOGRÁFICOS
Noções básicas de conservação de documentos fotográficos com atividades teóricas e práticas. Temas abordados: identificação de processos fotográficos históricos dos séculos XIX e XX; diagnóstico e principais problemas de deterioração; acondicionamento de fotografias e negativos fotográficos. Prática de identificação de processos fotográficos e de diagnóstico.
Instrutora: Sandra Baruki (Funarte)
data: 12/12
horário: 9h às 17h
nº de vagas: 8

OFICINA HISTÓRIA ORAL: ASPECTOS TÉCNICOS E METODOLÓGICOS DA PRODUÇÃO DE FONTES DE PESQUISA
Noções básicas das práticas e procedimentos relacionados à produção de fontes sonoras e audiovisuais por instituições e pesquisadores. Temas abordados: preparação e realização de entrevistas, gravação, preservação e acesso desse tipo de acervo.
Instrutores: Bernardo de Paola Bortolotti e Vanessa Matheus Cavalcante (CPDOC/ FGV)
Data: 13/12
Horário: 9h às 17h
Nº de vagas: 25

PALESTRA AS CINEMATECAS E A CONSTRUÇÃO DO PATRIMÔNIO CINEMATOGRÁFICO. UM OLHAR HISTÓRICO
O que é uma cinemateca? Qual foi (é) o papel dessas instituições na construção do patrimônio cinematográfico? Nesta palestra procuraremos entender o processo de patrimonialização do cinema de forma indissociável da história das instituições criadas para sua proteção e valorização. As formas e limites que o patrimônio cinematográfico (e audiovisual) adquiriu ao longo do tempo precisa ser entendido à luz do trabalho, das disputas, e limites que permearam a existência dessas instituições em seus diferentes contextos históricos e geográficos.
Palestrante: José Quental (Cinemateca do MAM RJ)
Data: 14/12
Horário: 9h às 12h
Nº de vagas: 25

Selecione a oficina desejada e faça sua inscrição através deste link. O período para se inscrever vai de 27 de novembro a 3 de dezembro, até às 22 horas.

oficinas tecnicas 2018 flyer

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página