Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Política de aquisição de acervos privado é tema de palestra
Início do conteúdo da página

Política de aquisição de acervos privado é tema de palestra

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quinta, 15 de Novembro de 2018, 11h04 | Última atualização em Quarta, 14 de Novembro de 2018, 17h06

O supervisor da Equipe de Processamento Técnico de Documentos Iconográficos do Arquivo Nacional, Sérgio Miranda de Lima, ministrou a palestra "Arquivos privados em Arquivos Públicos: a política do Arquivo Nacional" no Seminário Ética e Preservação no Campo dos Arquivos, promovido pela Fundação Dom João VI de Nova Friburgo nos dias 07 e 8 de novembro.

O evento teve como temática a importância da gestão de arquivos nos municípios e o servidor Sérgio Lima abordou a política vigente sobre a aquisição de acervos privados no âmbito do Arquivo Nacional, instituída pela portaria n º 058, de março de 2018. Ele ressaltou a importância do evento "visto que o Brasil é um país continental com mais de cinco mil municípios e pouquíssimos têm arquivos municipais, embora a lei determine que os municípios façam a gestão dos seus documentos e crie arquivos para isso. O trabalho que o Conselho Nacional de Arquivos faz é muito interessante no sentido  de incentivar e apoiar a criação dos arquivos municipais".

O evento ocorreu na cidade de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro e foi organizado por Maria Ana Quaglino, responsável pelo arquivo já existente na Fundação Dom João VI de Nova Friburgo, com a colaboração do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq). Maria Ana organizou este evento com o objetivo de conscientizar os governantes dos municípios quanto à importância da implantação e gestão dos arquivos municipais.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página