Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo Nacional participou do VI Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural
Início do conteúdo da página

Arquivo Nacional participou do VI Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural

Escrito por Camila Souza | Publicado: Terça, 06 de Novembro de 2018, 15h30 | Última atualização em Terça, 06 de Novembro de 2018, 15h40

O Arquivo Nacional, por meio da sua Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, abriu as portas no dia 05 de novembro para realização da uma das oficinas da programação do VI ENAC em sua sede, no Rio de Janeiro. No auditório principal da instituição aconteceu uma oficina de Produção Cultural Acessível que se destina a estudantes, produtores culturais e interessados no tema. Esta oficina foi ministrada por Ingrid David, coordenadora de Relacionamento em Gestão de Patrocínios na Baluarte Cultura, Leticia Grativol, presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Arquivo Nacional e Renata Silencio, produtora cultural e docente do IFRJ. O conteúdo foi baseado no conceito social da deficiência; o que é e para que serve a acessibilidade; o que a lei diz a respeito; acessibilidade e inclusão na cena atual da cultura; o mercado cultural de patrocínios e a relevância da Acessibilidade Cultural na formação dos profissionais da cultura.

Para Ingrid David, este encontro reforça ainda mais a importância da discussão acerca da Acessibilidade, principalmente pela transversalidade da pauta, que pode ser percebida pelas diferentes áreas de atuação dos participantes do ENAC. Em suas palavras: “Espero que cada vez mais possamos dialogar, refletir e agir em prol dos Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência, e que o conceito de Produção Cultural Acessível que criamos seja pulverizado para sensibilizar mais e mais atuantes do segmento cultural.”

Segundo Letícia Grativol: “Termos coproduzido esse minicurso e recebido pessoas de vários estados foi muito importante e fortalecedor para consolidação do Arquivo Nacional na sua construção em acessibilidade”

O VI ENAC ocorre entre os dias 05 a 09 de novembro de 2018, na cidade do Rio de Janeiro, e traz diversas atividades, mesas de debates e oficinas sobre acessibilidade.

O Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural – ENAC é uma iniciativa do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural, desenvolvido pelo Departamento de Terapia Ocupacional e do Fórum de Ciência e Cultura – FCC da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Em sua sexta edição, ele tem o apoio do Ministério da Cultura – MinC, de diversas Universidades Federais e do Arquivo Nacional.

A proposta do VI ENAC é dar continuidade a sua missão: divulgar e aproximar experiências, iniciativas, parcerias e instituições que atuem em prol da cultura acessível, promover reflexão sobre a cidadania cultural da pessoa com deficiência e fomentar intercâmbios e redes.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página