Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo Nacional celebra o Dia do Patrimônio Audiovisual
Início do conteúdo da página

Arquivo Nacional celebra o Dia do Patrimônio Audiovisual

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quinta, 01 de Novembro de 2018, 15h24 | Última atualização em Quinta, 01 de Novembro de 2018, 15h24

O Arquivo Nacional, no dia 31 de outubro, teve uma programação especial para comemorar o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual. O evento foi realizado no miniauditório da instituição e contou com uma roda de conversa sobre o tema e apresentações de filmes. As películas apresentadas foram o trecho do filme amador “Balneário da Urca, Hands”; os filmes experimentais “Hands, A dança de Maria Duschenes” e “Anti-cinema (?) (Auto-retrato no.4)”; a animação “O que você deve saber sobre a raiva!” e o documentário “ Augiusto Ruschi Guainunb”.

Para Antônio Laurindo, Arquivista e responsável pela Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos do Arquivo Nacional, esse evento é uma forma de apresentar a todos o acervo audiovisual da instituição. Em suas palavras: “É uma oportunidade de falar sobre o patrimônio audiovisual. Não só das coisas boas, mas também de todas as dificuldades que encontramos para tornar este patrimônio acessível.”

O tema deste ano é “Sua história se move (e comove)!” e permite uma ampla variedade de atividades baseadas em histórias que são preservadas em arquivos audiovisuais – narrativas individuais e coletivas que são transmitidas às próximas gerações. Ao mesmo tempo, o tema também invoca as conexões emocionais e os significados que as pessoas podem derivar da valorização do patrimônio audiovisual.

O dia Mundial do Patrimônio Audiovisual é celebrado em 27 de outubro e surgiu em uma Conferência Geral da UNESCO realizada em 2005. A data busca chamar a atenção para a necessidade da adoção de medidas urgentes que permitam a conservação dos arquivos audiovisuais no mundo inteiro. Busca também marcar a importância destes arquivos para a construção de identidades e nações.

registrado em:
Fim do conteúdo da página