Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo Faz Escola Outubro de 2018 Tema: Educação
Início do conteúdo da página

Arquivo Faz Escola Outubro de 2018 Tema: Educação

Escrito por Camila Souza | Publicado: Quarta, 31 de Outubro de 2018, 12h05 | Última atualização em Quarta, 31 de Outubro de 2018, 12h05

As sessões do Arquivo Faz Escola de outubro tiveram como tema a educação no Brasil. Foi exibido na terça-feira, dia 30, o documentário “Educação” (2017), de Isaac Pipano e Cezar Migliorin, uma produção do Kumã – Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Imagem e Som da Universidade Federal Fluminense.

Na plateia, os alunos da ONG Ser Cidadão, presentes na sessão da manhã e da tarde, puderam expor alguns de seus questionamentos e opiniões sobre o tema e conversar com o pedagogo Luan Ribeiro (professor da rede municipal), que participou das duas sessões; a educadora Eveline Algebaile (Uerj) e o pedagogo Antonio Carlos Aguiar (Universidade Santa Úrsula), que estiveram no debate na parte da tarde.

Entre as várias questões trazidas pelos estudantes estavam a degradação das escolas públicas, a mercantilização da educação, as dificuldades de acesso ao ensino de qualidade, a desvalorização do professor e a falta de incentivo para o seu aprimoramento profissional, a evasão escolar, além de diversos outros obstáculos para uma educação cidadã.

Com edições mensais, o Arquivo Faz Escola é uma iniciativa da Equipe de Educação, em parceria com a Midiateca e a Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos. Seu principal objetivo é utilizar produções audiovisuais como um estímulo para que estudantes e professores convidados debatam sobre temas atuais, além de divulgar o acervo audiovisual do Arquivo Nacional.

 

 

Fonte: Equipe de Educação em Arquivos 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página