Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Abertura da exposição "Olhares Cruzados: Imagens de Duas Culturas" no Arquivo Nacional
Início do conteúdo da página

Abertura da exposição "Olhares Cruzados: Imagens de Duas Culturas" no Arquivo Nacional

Escrito por Camila Souza | Publicado: Quarta, 24 de Outubro de 2018, 18h18 | Última atualização em Segunda, 29 de Outubro de 2018, 14h51

O Arquivo Nacional (AN) foi palco, nesta terça-feira, 23 de outubro, da cerimônia de abertura da exposição “Olhares Cruzados: Imagens de Duas Culturas", que faz parte de um projeto que busca promover o intercâmbio cultural entre cidades canadenses e brasileiras a partir da visão de dois fotógrafos, um de cada país.

A Diretora-Geral do Arquivo Nacional, Carolina Chaves, fez o discurso de abertura do evento, no qual ressaltou a importância de parcerias anteriores entre o Arquivo Nacional e o Canadá no campo da arquivologia. Ela discorreu sobre da expectativa de que esse novo projeto traga bons frutos, principalmente  através do trabalho desenvolvido pela Equipe de Educação em Arquivos do Arquivo Nacional que receberá grupos escolares para elaboração de atividades educativas com a finalidade de provocar nos estudantes um olhar diferenciado sobre as cidades retratadas. O projeto já possui 16 escolas públicas inscritas com mais de 600 alunos.

Outro aspecto importante desta edição é que o projeto contou pela primeira vez com imagens do acervo do AN para elaborar esta exposição. Essas imagens selecionadas pela equipe de pesquisa do Arquivo Nacional ajudam a contar a história da relação diplomática entre os dois países.

A cerimônia de abertura também contou com a presença da Cônsul-Geral do Canadá no Rio de Janeiro, Evelyne Coulombe, que em entrevista para a Assessoria de Comunicação do Arquivo Nacional contou que conheceu o Arquivo Nacional durante a mostra sobre os 130 anos da Abolição da Escravatura realizada pela instituição em maio. Em suas palavras: "Gostei muito do lugar, achei a exposição linda e, então, quando a Câmara Brasil-Canadá se aproximou para ver onde poderíamos fazer essa exposição no Rio de Janeiro pensei no Arquivo Nacional. Tivemos uma reunião com a Diretora-Geral daqui e ela foi muito receptiva e assim fechamos essa parceria".

A parte musical do evento ficou a cargo da apresentação dos harpistas Gianetta Baril, do Canadá, e Rafael Eveno, do Brasil, na qual foram tocadas músicas populares nesses dois países. Baril é a criadora do "Harping for Harps", que arrecadada fundos para projetos sociais de música no Brasil. Duas jovens moradoras da comunidade Rocinha, que participam do projeto “Orquestra de Câmara da Rocinha”, beneficiárias dessa iniciativa, também se apresentaram na cerimônia.

O projeto "Olhares Cruzados" é uma iniciativa da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) em parceria com os Consulados do Brasil no Canadá e Consulados do Canadá no Brasil que já está em sua quarta edição. Para o presidente da CCBC, Paulo Perrotti, esta edição no Arquivo Nacional é a melhor que já fizeram em virtude da qualidade da produção, do local e do legado deixado através da ação educativa com as escolas. De acordo com Perroti: "Acredito que a gente conseguiu unir tudo de bom nessa exposição e eu tenho muita honra de estar presente aqui hoje e tenho certeza que essa parceria será um sucesso".

A exposição traz cliques exclusivos do cotidiano em Toronto, retratado pela fotógrafa brasileira Ana Rodrigues, e no Rio de Janeiro, registrados pelo fotógrafo canadense Robert DiVito. "Olhares Cruzados: Imagens de Duas Culturas" é composta por uma centena de imagens que mostram os cenários brasileiro e canadense com um olhar diferenciado dos fotógrafos.  

Para trazer grupos escolares e participar das atividades educativas com a Equipe de Educação em Arquivos é necessário agendamento pelo número (21) 21791256 ou por mensagem para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Visite o Arquivo Nacional e confira a exposição! A entrada é gratuita e o salão de exposições fica aberto ao público de segunda a sexta, das 10h às 17h.

Clique aqui para acessar o site “Olhares Cruzados: Imagens de Duas Culturas com mais informações sobre o projeto.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página