Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo Nacional recebe a exposição “Olhares Cruzados: Imagens de Duas Culturas”
Início do conteúdo da página

Arquivo Nacional recebe a exposição “Olhares Cruzados: Imagens de Duas Culturas”

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Sexta, 19 de Outubro de 2018, 16h44 | Última atualização em Quarta, 24 de Outubro de 2018, 15h52

O Arquivo Nacional recebe entre os dias 24 de outubro e 21 de dezembro, em sua sede, no Rio de Janeiro, a exposição “Olhares Cruzados: Imagens de Duas Culturas". O projeto é uma iniciativa da Câmara de Comércio Brasil-Canadá em parceria com os Consulados do Brasil no Canadá e Consulados do Canadá no Brasil. A exposição tem entrada gratuita e pode ser visitada pelo público de segunda a sexta, das 10h às 17h.

O objetivo do projeto “Olhares Cruzados”, que está em sua quarta edição, é promover o intercâmbio cultural entre cidades canadenses e brasileiras a partir da visão de dois fotógrafos, um de cada país. O trabalho destes dois artistas é compartilhado através de um livro e de exposições no Brasil e no Canadá.

A edição de 2018 traz cliques exclusivos do cotidiano em Toronto, retratado pela fotógrafa brasileira Ana Rodrigues que desenvolveu vários trabalhos autorais e o coletivo “O Escambal” e Robert DiVito, fotógrafo canadense que fez registros da cidade do Rio de Janeiro. A exposição é composta por itens do acervo do Arquivo Nacional que contam um pouco da história da relação entre os dois países e 100 imagens que mostram os cenários brasileiro e canadense com um olhar diferenciado dos fotógrafos.

“Olhares Cruzados: Imagens de Duas Culturas” conta com o apoio da Equipe de Educação em Arquivos do Arquivo Nacional que está disponível para receber grupos escolares para elaboração de atividades educativas. A finalidade é provocar nos estudantes um olhar diferenciado sobre as cidades retratadas partindo de uma reflexão sobre a cidade do Rio de Janeiro sob o ponto de vista de quem aqui mora, e quem a vê de fora. O projeto já possui 16 escolas inscritas com mais de 600 alunos.

Para informações e agendamentos de grupos escolares entre em contato pelo telefone (21) 21791256 ou envie mensagem para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O site do projeto “Olhares Cruzados: Imagens de Duas Culturas”, que traz mais informações sobre esta edição e as anteriores, está disponível aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página