Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Série AN Digital: Projeto 2
Início do conteúdo da página

Série AN Digital: Projeto 2

Escrito por Camila Souza | Publicado: Quinta, 25 de Outubro de 2018, 12h20 | Última atualização em Quinta, 25 de Outubro de 2018, 14h45

A matéria anterior da série Programa Permanente de Preservação e Acesso a Documentos Arquivísticos Digitais – AN Digital teve como tema o Projeto 1: Visitas técnicas a instituições arquivísticas que fazem preservação digital. Com seu início em 2010, esse projeto teve como propósito compreender e estudar diferentes iniciativas de preservação digital, conhecer in loco experiências similares, buscar parcerias estratégicas e cooperação. Dando continuidade à série, serão abordados aqui detalhes sobre o segundo projeto desenvolvido ao longo do programa.

O projeto de número dois do AN Digital, Pesquisa em preservação e acesso digital, teve com objetivo subsidiar as decisões do Arquivo Nacional no âmbito de preservação e acesso digital, envolvendo os demais projetos. A realização se deu por meio da participação dos técnicos do Arquivo Nacional no projeto internacional de pesquisa em preservação de documentos digitais autênticos: InterPARES. É importante destacar que a base teórica do AN Digital foi fortemente orientada pela proposta teórico-metodológica deste Projeto.

A equipe brasileira do Projeto InterPARES 3 (2007 - 2012) - TEAM Brasil - foi coordenada pela servidora do Arquivo Nacional, Claudia Lacombe Rocha, e contou com a participação dos demais servidores que integravam a equipe de documentos digitais à época: Brenda Rocco, Carlos Ditadi e Margareth da Silva. Foram desenvolvidos nove estudos de caso, que tiveram como campo de testes conjuntos documentais da UNICAMP, Ministério da Saúde, Câmara dos Deputados, Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de Porto Alegre. Para a realização desses estudos de caso contou-se também com a participação de arquivistas e outros profissionais destes campos de testes.

A participação no InterPARES 3 foi uma oportunidade de colocar em prática as propostas teórico-metodológicas do Projeto InterPARES e de aprendizado para os servidores do Arquivo Nacional e dos campos de testes. Os resultados dos estudos foram registrados em relatórios que estão disponíveis na página do Projeto InterPARES 3, juntamente com os relatórios das demais equipes, e podem ser acessados aqui

O Arquivo Nacional seguiu participando desta iniciativa de pesquisa,  no Projeto InterPARES 4, quando fez parte do TEAM América Latina, e desenvolveu um estudo de caso sobre a preservação de documentos produzidos no sistema de gestão de pessoas do Poder Executivo federal - SIGEPE. O relatório final deste estudo de caso em breve estará disponível na página do projeto.

A etapa preliminar do AN Digital teve por fim levantar informações para nortear o programa. Nesta etapa, foram desenvolvidos os dois primeiros projetos, que tiveram como objetivo conhecer experiências similares no exterior e fazer o inventário da produção de documentos digitais nos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. 

O objetivo de o programa ser estruturado por projetos é possibilitar um melhor acompanhamento e gerenciamento, garantir que os resultados esperados sejam alcançados com êxito e que os melhores fornecedores e parceiros sejam encontrados.

O AN Digital é uma resposta do Arquivo Nacional aos desafios enfrentados na preservação dos documentos arquivísticos digitais e visa preparar a instituição, no presente, para garantir a guarda, preservação e difusão dos arquivos do futuro.

 

Clique aqui e leia na íntegra o primeiro projeto do AN Digital.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página