Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo Nacional adere ao Outubro Rosa
Início do conteúdo da página

Arquivo Nacional adere ao Outubro Rosa

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Terça, 02 de Outubro de 2018, 15h04 | Última atualização em Terça, 02 de Outubro de 2018, 15h04

O Arquivo Nacional aderiu ao Outubro Rosa e até o final do mês estará com a fachada de sua sede, no Rio de Janeiro, iluminada na cor da campanha de conscientização sobre o câncer de mama. Além disso, as imagens dos perfis da instituição em suas páginas oficiais nas redes sociais receberam a cor rosa em seu fundo e está sendo realizada uma campanha interna a respeito do tema.

O Outubro Rosa é um movimento de caráter mundial que remonta à década de 1990, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. O evento é realizado anualmente e o laço tornou-se símbolo da luta contra o câncer de mama, buscando conscientizar a população sobre a importância de fazer exames para o diagnóstico e tratamento precoce da doença.

Em 2016, foram constatados mais de 57 mil novos casos de câncer de mama. Depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. Existe tratamento para o câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página