Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Meio-ambiente e desenvolvimento do Rio de Janeiro no Arquivo Faz Escola de setembro
Início do conteúdo da página

Meio-ambiente e desenvolvimento do Rio de Janeiro no Arquivo Faz Escola de setembro

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quarta, 26 de Setembro de 2018, 15h35 | Última atualização em Quarta, 26 de Setembro de 2018, 17h50
O Arquivo Nacional promoveu ontem, dia 25 de setembro, mais uma edição do "Arquivo faz Escola", que teve como tema “Meio-Ambiente e Cidades”. Durante o evento foram exibidos os documentários “Megalópolis” e “Ecologia”, ambos de 1973, de Leon Hirszman; “Poluição”, 1971, de Rachel Esther F. Sisson e Renato Neumann; “Rio – uma visão de futuro”, 1966, de Xavier de Oliveira.

Na parte da manhã, alunos da Escola Municipal Gustavo Armbrust, Escola Municipal Darcy Vargas, Ginásio Carioca Rivadávia Correa, além de professores da Creche Arco-Íris, participaram, após assistirem os filmes, de uma roda de conversa com a pedagoga Elza Neffa (UERJ), o arquiteto Fernando Fernandes de Mello (PUC – Rio) e o geógrafo Leandro Dias de Oliveira (UFRRJ).

À tarde, o evento contou com a participação dos alunos da Escola Municipal Orlando Villas Boas e da ONG Ser Cidadão. Após os filmes, o grupo participou dos debates com a economista Lourdes Brazil (UFF), a pedagoga Elza Neffa (UERJ) e do biólogo Ricardo Nehrer (Nehrer Sustentabilidade).

Durante o evento vários assuntos foram debatidos, como: a relação do homem com a natureza; a relação cidade-campo; a superlotação dos trens; a falta de qualidade dos transportes públicos; a falta de planejamento no crescimento e desenvolvimento da cidade; o mal causado pela poluição, inclusive para gerações futuras; entre outros.

O Arquivo faz Escola, em suas edições mensais, é uma iniciativa da Equipe de Educação do Arquivo Nacional, em parceria com a Midiateca e a Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos da instituição, com a finalidade de aproximar o Arquivo Nacional e seu acervo das escolas, professores e ONGs voltadas para a formação de jovens.
 
 
 
Fonte: Equipe de Educação em Arquivos.
registrado em:
Fim do conteúdo da página