Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Conheça a exposição "Imagens da Mulher Brasileira"
Início do conteúdo da página

Conheça a exposição "Imagens da Mulher Brasileira"

Escrito por Camila Souza | Publicado: Segunda, 24 de Setembro de 2018, 15h39 | Última atualização em Segunda, 24 de Setembro de 2018, 15h46

Desde o final do século XIX, a vida das mulheres vem sofrendo profundas e inevitáveis transformações. A partir das primeiras décadas do século XX, importantes conquistas são feitas pelas mulheres que, sem deixar de lado o esperado papel de esposa e mãe, começam a ocupar espaço no mundo do trabalho e a ter mais acesso à educação formal, conseguindo também contestar em artigos e crônicas as teses referentes à inferioridade feminina. Aos poucos, outras lutas se impõem: romper o monopólio masculino em algumas profissões, participar de concursos públicos, exigir o direito de votar e ser votada. Estas são algumas das reivindicações que se tornaram conquistas nas décadas de 1920 e 1930.

Acesse o site “Exposições Virtuais” e conheça a exposição “Imagens da Mulher Brasileira.” Algumas destas lutas, conquistas, mudanças e permanências estão presentes nesta exposição, que tem como foco temas como infância, relações afetivas, maternidade, família, moda, educação, trabalho, lutas pelos direitos e emancipação, participação política, entre outros. Organizada pelo Arquivo Nacional, com o patrocínio do BNDES, a mostra foi inaugurada em 1996 e itinerou por diversas capitais como Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre.

Estas fotos, que exibem mulheres anônimas e famosas, ajudam a contar uma história da mulher dentro de um universo predominantemente masculino. Afinal, uma história das mulheres é também uma história de homens e de como se distinguem e se misturam papéis, poderes, silêncios e palavras.

Ambientado no portal do Arquivo Nacional, o site “Exposições Virtuais” é um convite a todos para conhecer o acervo da instituição e seus projetos culturais. “O mundo luso-brasileiro”, “Capitais da Bossa Nova” e “Drama e euforia - O Brasil nas Copas de 50 a 70” são algumas das exposições disponíveis na plataforma. Esta iniciativa é fundamental para o princípio democrático de acesso à informação pública e para a pesquisa em inúmeros campos do conhecimento.

Clique aqui e conheça a exposição "Imagens da Mulher Brasileira".

 

Primeiro Congresso Feminino Brasileiro

registrado em:
Fim do conteúdo da página