Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo Nacional sedia 41ª Reunião da Seção Brasileira da COLUSO
Início do conteúdo da página

Arquivo Nacional sedia 41ª Reunião da Seção Brasileira da COLUSO

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Sexta, 21 de Setembro de 2018, 14h11 | Última atualização em Sexta, 21 de Setembro de 2018, 14h11

Foi realizada no Arquivo Nacional na quarta-feira, 19 de setembro, a 41ª Reunião da Seção Brasileira da Comissão Luso-Brasileira para Salvaguarda e Divulgação do Patrimônio Documental – COLUSO, que tem por objetivo promover a permuta de informações contidas nos acervos arquivísticos de interesse mútuo dos Governos do Brasil e de Portugal, incentivando a organização e a inventariação de fundos documentais, bem como o desenvolvimento e o intercâmbio de elementos de pesquisa documental sob a guarda de ambos os países. Anualmente, projetos novos ou em andamento são submetidos à Seção Brasileira da COLUSO, com vistas a sua aprovação e, consequentemente, à renovação de contratos ou contratação de novos estagiários para atuarem nesses projetos.
A Reunião teve como temas principais debater e deliberar sobre os seguintes assuntos: revigoramento do Projeto Resgate Barão do Rio Branco, 12ª Reunião Conjunta da COLUSO e projetos CONARQ-UERJ 2018/2019. Participaram do encontro as seguintes instituições: Arquivo Nacional; Biblioteca Nacional; Marinha; Exército; Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro; Arquivo Público da Cidade do Rio de Janeiro e Itamaraty.
O Projeto Resgate Barão do Rio Branco envolve documentação histórica manuscrita existente no exterior referente ao Brasil e desenvolve suas pesquisas em Portugal, Áustria, Espanha, Holanda, França, Bélgica, Itália, Inglaterra e Estados Unidos da América. Ele busca, nos arquivos, bibliotecas, museus, centros e instituições culturais desses países elementos e documentação histórica que se relacione com o passado colonial do Brasil, partindo do final do século XV até a Independência, no século XIX.

Fontes: Conselho Nacional de Arquivos e Fundação Biblioteca Nacional.

registrado em:
Fim do conteúdo da página