Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo Nacional participa de Grupo de Reconfiguração do Arquivo Histórico do Museu Nacional
Início do conteúdo da página

Arquivo Nacional participa de Grupo de Reconfiguração do Arquivo Histórico do Museu Nacional

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Sexta, 14 de Setembro de 2018, 11h41 | Última atualização em Sexta, 14 de Setembro de 2018, 11h43

O Arquivo Nacional aderiu ao Grupo de Reconfiguração do Arquivo Histórico do Museu Nacional em conjunto com integrantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), do Sistema de Arquivos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (SIARQ/UFRJ) e do Colégio Brasileiro de Altos Estudos. A iniciativa de formação do grupo é da Seção de Memória e Arquivo (SEMEAR) do Museu Nacional.

O acervo físico do SEMEAR era de profunda importância para a história da ciência, das diversas disciplinas, e também para a própria história do Brasil. Além dos importantes acervos de pesquisas e de pesquisadores, e dos institucionais, o arquivo contava com uma relevante coleção de fotografias de Marc Ferrez e o conjunto de material mais robusto sobre a pesquisadora brasileira e feminista Bertha Lutz.

A missão do Grupo de Reconfiguração do Arquivo Histórico do Museu Nacional é formar uma força-tarefa para fazer um levantamento do que foi perdido - entre materiais de pesquisa, documentos institucionais, acervos de pesquisadores - e buscar reconstituir o que for possível, como uma representação do que foi o arquivo físico da SEMEAR. Esse trabalho perpassa pelo resgate de cópias dos documentos originais que tenham os diversos cientistas que utilizaram o acervo do Museu Nacional para suas pesquisas e o tratamento dos documentos digitais, para sua divulgação na plataforma Mnemosine da UFRJ.

Fonte: Colégio Brasileiro de Altos Estudos - UFRJ.

registrado em:
Fim do conteúdo da página