Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Nota de esclarecimento sobre documentos da Independência do Brasil
Início do conteúdo da página

Nota de esclarecimento sobre documentos da Independência do Brasil

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quarta, 05 de Setembro de 2018, 18h35 | Última atualização em Quinta, 06 de Setembro de 2018, 11h19

O Arquivo Nacional possui em seu acervo o fundo Diversos - SDH - Caixas (2H), que contém os dossiês Independência do Brasil - Decretos, ofícios, periódicos e proclamações (BR RJANRIO 2H.0.0.20) e Independência do Brasil - Editais, manifestos, periódicos, representações e proclamação. Acontecimentos anteriores e posteriores a proclamação da Independência (BR RJANRIO 2H.0.0.21 – Dossiê).

Dentre outros documentos relativos à Independência do Brasil, encontra-se no acervo do Arquivo Nacional a ata da sessão do Conselho de Procuradores-Gerais das Províncias do Brasil de 02 de setembro de 1822, em que se decidiu acerca da necessidade de separação entre Brasil e Portugal. A sessão foi presidida pela Princesa Leopoldina, que respondia interinamente pelo governo na ausência de D. Pedro I.

Os documentos dos dossiês da Independência do Brasil não estão digitalizados. Os consulentes que tiverem interesse em pesquisar sobre o tema devem se dirigir à Sala de Consultas da sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, de segunda-feira à sexta-feira, das 7h30 às 18h.  Pesquisadores que não se encontram no Rio de Janeiro podem solicitar o atendimento à distância disponível aqui.

----

Na imagem de capa, primeira parte da “Proclamação do imperador d. Pedro I aos portugueses”, 21 de outubro de 1822. Documento que integra a obra intitulada "Carta e documentos relativos ao Príncipe Real", impressa na Imprensa Nacional, em Lisboa, no ano de 1823. Arquivo Nacional. Fundo Diversos - SDH - Caixas.  BR_RJANRIO_2H_0_0_0020_002_m007.

registrado em:
Fim do conteúdo da página