Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Confira como foi o evento "Com a palavra, o usuário"
Início do conteúdo da página

Confira como foi o evento "Com a palavra, o usuário"

Escrito por Camila Souza | Publicado: Quinta, 30 de Agosto de 2018, 17h55 | Última atualização em Quinta, 30 de Agosto de 2018, 18h00

Aconteceu nesta quinta-feira, dia 30 de agosto, às 14 horas, na sede do Arquivo Nacional o evento “Com a palavra, o usuário”, com o tema “Os senhores de engenho nos livros de notas: uma análise fundiária e social (Século XVIII)”.

Esta edição teve como palestrante convidada Ana Paula Rodrigues, que é mestra em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e doutoranda da mesma universidade. A palestrante relatou sobre sua experiência como pesquisadora no Arquivo Nacional e apresentou sua pesquisa de doutorado que tem a mesma temática do evento.

Através dos livros de notas sob custódia do Arquivo Nacional, nos quais constam procurações, escrituras de liberdade, juros e dívidas, doações, compras e vendas de casas, terras, engenhos e dotes, a doutoranda mostrou a evolução quantitativa dos engenhos no atual estado do Rio de Janeiro. “O engenho era muito mais do que apenas uma unidade produtiva, mas também lócus de relações sociais. Era uma propriedade a serviço do bem comum, a qual garantia o cultivo, o povoamento e o estabelecimento de relações sociais com os diversos segmentos da sociedade”.

Ana Paula Rodrigues ressalta ainda: “Percebi que era possível identificar, rastrear, localizar todos os engenhos do Recôncavo da Guanabara do século XVIII, assim como seus respectivos proprietários, através dos livros de notas. Eu entendi que precisava consultar diretamente a base de dados no Arquivo Nacional para obter esses dados.”

O evento é uma iniciativa do Arquivo Nacional, através da equipe Núcleo de Estudo do Usuário, sob a supervisão de Carmem Tereza Coelho Moreno, que acrescenta: “A função desse evento é mostrar vários olhares sobre o mesmo acervo.”

O “Com a palavra, o usuário” tem por objetivo dar voz a pesquisadores que frequentam o Arquivo Nacional a fim de que possam fazer um relato de sua experiência na instituição e também apresentar seu tema de pesquisa.

Os eventos acontecem trimestralmente na última quinta-feira do mês e contam com a participação de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. As apresentações são transmitidas em tempo real pela página do Arquivo Nacional no Facebook. Clique aqui e confira na íntegra.

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página