Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Série AN Digital: O Programa
Início do conteúdo da página

Série AN Digital: O Programa

Escrito por Camila Souza | Publicado: Terça, 28 de Agosto de 2018, 15h18 | Última atualização em Sexta, 28 de Setembro de 2018, 17h25
Os documentos digitais, que vem sendo produzidos nos mais diferentes formatos, trouxeram novos desafios para o Arquivo Nacional, tanto no que diz respeito às orientações para a gestão de documentos nos órgãos e entidades, como com relação à infraestrutura para preservar e dar acesso aos documentos digitais de valor permanentes recolhidos à instituição. A principal dificuldade enfrentada é garantir o acesso e a autenticidade desses documentos ao longo do tempo. O Arquivo Nacional, portanto, vem se empenhando para enfrentar os possíveis percalços encontrados neste universo digital. 
 
Diante deste cenário, foi instituído o Programa Permanente de Preservação e Acesso a Documentos Arquivísticos Digitais – AN Digital, por meio da Portaria AN nº 34, de 25 de março de 2010. O AN Digital tem por objetivo dotar o Arquivo Nacional da infraestrutura necessária para receber, descrever, armazenar, preservar e dar acesso aos documentos arquivísticos digitais sob sua custódia. Para a concretização deste programa, foi necessário a formação e a capacitação de uma equipe de especializada; a definição de procedimentos para entrada, preservação e acesso dos documentos; a definição de padrões; a escolha da tecnologia adequada; a aquisição de equipamentos compatíveis; o desenvolvimento e a implantação de um repositório digital confiável. A solução tecnológica em si é  importante, mas todos esses elementos são complementares e necessários para promover as condições adequadas.
 
Para a realização do AN Digital, foram constituídos dois grupos de trabalho: o Grupo Executivo, que tem por finalidade o planejamento, a implementação, o acompanhamento e /ou a execução dos projetos, e o Comitê de Integração, que acompanha a execução dos projetos, apoia o Grupo Executivo e tem função deliberativa em todas as decisões importantes.
 
O Programa envolve oito projetos articulados entre si, que foram iniciados em 2010. O Arquivo Nacional já concluiu grande parte dessas etapas e se encontra no projeto de número sete. São eles: Projeto 1- Visitas técnicas a instituições que fazem preservação digital; Projeto 2 - Pesquisa em preservação e acesso digital; Projeto 3 - Inventário da produção documental digital aplicado no âmbito do SIGA; Projeto 4- Modelagem de processos; Projeto 5 - Abordagem de gestão e preservação digital; Projeto 6 -Especificação de requisitos; Projeto 7- Desenvolvimento do sistema e Projeto 8 - Implantação de projeto-piloto. Esses projetos serão abordados nos próximos textos da série.
 
O Programa AN Digital é uma iniciativa do Arquivo Nacional que eleva a instituição a outro patamar no enfrentamento dos desafios colocados pelos documentos digitais. Hoje, é possível dizer que o Brasil desponta no cenário latino-americano no que tange a esse universo digital.
 
Clique aqui e confira na íntegra as Portarias AN nº 34 e 35, de 25/03/2010 de instituição do Programa AN Digital.
 
Veja aqui primeira matéria desta sério do Programa.
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página