Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Deu saudade da Copa?
Início do conteúdo da página

Deu saudade da Copa?

Escrito por Bruna Barcelos | Publicado: Segunda, 27 de Agosto de 2018, 15h08 | Última atualização em Segunda, 27 de Agosto de 2018, 15h08

Acesse o site “Exposições Virtuais” e fique por dentro de toda a trajetória do Brasil em seis Copas do Mundo, dentro do recorte dos anos 1950 a 1970. Com fotografias do acervo da instituição e uma breve passagem da história da Copa, a galeria “Dama e euforia – o Brasil das Copas 50 a 70” conta com imagens fotográficas de jogos, treinos e momentos de confraternização dos jogadores.

Esta exposição ocorreu na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, em 2006 e hoje, sob a perspectiva de difusão do acervo, encontra-se no site “Exposições Virtuais” disponível para acesso clicando aqui. Além de fotos dos jogos, o acervo também possui imagens dos treinos, dos momentos de lazer nas concentrações, das comemorações dos torcedores e a exposição também conta com uma homenagem a Pelé e Garrincha.

Segundo a apresentação da exposição “Drama e euforia resumem a primeira e a última Copa aqui enfocadas, mas estão presentes também em outros momentos da exposição: no torcedor acompanhando pelo rádio um jogo que parecia adverso para o Brasil em 1962; na felicidade daqueles que assistiam à estréia da seleção na fatídica Copa de 50; na chegada dos nossos craques ao país após a conquista de 58. Drama e euforia estarão estampados ainda nas imagens de todas as Copas de nossas vidas.”

Ambientado no portal do Arquivo Nacional, o site “Exposições Virtuais” é um convite a todos para conhecer o acervo da instituição e seus projetos culturais. “O mundo luso-brasileiro”, “Capitais da Bossa Nova” e “Drama e euforia - O Brasil nas Copas de 50 a 70” são algumas das exposições disponíveis na plataforma. Esta iniciativa é fundamental para o princípio democrático de acesso à informação pública e para a pesquisa em inúmeros campos do conhecimento.

Cartão postal produzido para o IV Campeonato Mundial de Futebol. Rio de Janeiro, 1950. Correio da Manhã.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página