Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia Internacional da Igualdade Feminina
Início do conteúdo da página

Dia Internacional da Igualdade Feminina

Escrito por Bruna Barcelos | Publicado: Domingo, 26 de Agosto de 2018, 10h00 | Última atualização em Sexta, 24 de Agosto de 2018, 17h45

26 de agosto é o Dia Internacional da Igualdade Feminina, data lembrada em várias partes do mundo. O dia, celebrado inicialmente nos EUA, representa mais um marco histórico das lutas das mulheres pelo sufrágio feminino, por direitos civis, por representatividade política e por igualdade. A data é uma importante oportunidade para sensibilizar as sociedades quanto à eliminação das desigualdades existentes entre homens e mulheres.

No Brasil, como resultado da mobilização pelo sufrágio e pelos direitos das mulheres, foi fundada a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino – FBPF, em 1922. As brasileiras tiveram direito ao voto dez anos depois, em 1932, quando foi aprovado um novo Código Eleitoral garantindo o sufrágio feminino.

O Arquivo Nacional guarda parte dessa história. O acervo da FBPF foi doado à Instituição e é composto de documentos textuais, iconográficos e sonoros, dividido entre assuntos administrativos da Federação e documentos pessoais.

Para ter acesso a parte desse acervo consulte o SIAN – Sistema de Informações do Arquivo Nacional ( http://sian.an.gov.br ). Na primeira página do sistema, clique em “Fundos/Coleções” e selecione “Pesquisa Multinível”. Na página seguinte, digite “Q0” no campo “Código de Referência” e clique em “Pesquisar”.

Na imagem, delegadas do Congresso da Aliança Internacional pelo Sufrágio Feminino, Berlim, 1929. Estavam reunidas no evento representantes do Peru, França, Espanha, Índia e Holanda, entre outras. Arquivo Nacional. Fundo Federação Brasileira pelo Progresso Feminino. BR_RJANRIO_Q0_ADM_EVE_CNG_FOT_0003_0003

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página