Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Inscrição de projetos arquivísticos no Programa IBERARCHIVOS encerra dia 10 de setembro
Início do conteúdo da página

Inscrição de projetos arquivísticos no Programa IBERARCHIVOS encerra dia 10 de setembro

Escrito por Bruna Barcelos | Publicado: Quinta, 23 de Agosto de 2018, 10h47 | Última atualização em Quinta, 23 de Agosto de 2018, 17h50

O objetivo das convocatórias é o de apoiar projetos que tenham um impacto positivo e sustentável no acesso dos cidadãos ibero-americanos aos arquivos e ao desenvolvimento arquivístico da região, através da metodologia da Gestão Orientada para Resultados de Desenvolvimento (GoRD), com vista a produzir alterações favoráveis ao desempenho e ao fortalecimento das instituições arquivísticas, como garantes do acesso à informação e à memória coletiva e documentada dos povos ibero-americanos. O objetivo último dos projetos a serem desenvolvidos pelos arquivos deve ser o de gerar “valor público”, com vista a dar resposta e satisfazer as exigências sociais dos cidadãos ibero-americanos.

Poderão participar na XX Convocatória os arquivos ou outras instituições que custodiem patrimônio documental, legalmente constituídos e que tenham a sua sede social em qualquer dos países aderentes ao Programa Iberarquivos, ou instituições supranacionais que promovam o desenvolvimento arquivístico da região e formulem projetos através dos quais arquivos/arquivistas da comunidade Ibero-americana beneficiem no seu conjunto.

Recomenda-se vivamente às instituições requerentes que contactem a Autoridade Arquivística Nacional (ver website PAÍSES MEMBROS) na fase inicial da concepção do projeto e/ou com a Unidade Técnica de Iberarquivos.  

A instituição requerente é, para todos os efeitos, a responsável pela execução integral do projeto, da gestão global dos fundos recebidos e da justificação a prestar perante o Programa Iberarquivos.

O prazo para a apresentação de inscrições iniciar-se-á a 1 de junho e encerrará a 10 de setembro de 2018.

Acesse a convocatória aqui.

Contatos:

 Autoridade Arquivística Nacional:  Carolina Chaves de Azevedo, Diretora-Geral do Arquivo Nacional.  

Responsável pelos projetos: Sérgio Miranda de Lima (Direção-Geral/Gabinete/Assuntos Internacionais)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

Unidade Técnica de Iberarchivos:   Cristina Díaz Martínez, Chefe do Serviço de Cooperação Internacional Iberarchivos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página