Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo Nacional realiza tratamento para conservação de fotografias do acervo
Início do conteúdo da página

Arquivo Nacional realiza tratamento para conservação de fotografias do acervo

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quinta, 23 de Agosto de 2018, 17h05 | Última atualização em Quinta, 23 de Agosto de 2018, 17h05

O Arquivo Nacional, através da Coordenação de Preservação do Acervo (COPAC), iniciou no segundo semestre de 2018 um tratamento para conservação de fotografias pertencentes ao acervo da instituição. O objetivo é realizar a higienização, estabilização e acondicionamento destas fotografias em estojo, visando a sua preservação. No total são 16 peças, sendo nove daguerreótipos, quatro ambrótipos e três fotografias em estojo do século XIX dos fundos Família Bicalho (BR RJANRIO P0) e Família Werneck (BR RJANRIO PY).

Daguerreótipos são imagens únicas e positivas, formadas diretamente sobre placas de cobre, revestidas com prata e, em seguida, polidas e sensibilizadas por vapores de iodo. Depois de expostas na câmera escura, as imagens são reveladas por vapores de mercúrio e fixadas por uma solução salina. Já os ambrótipos são imagens fotográficas positivas sobre placas de vidro, que consistem numa variação do processo de prata coloidal (no caso, para obter imagens positivas). Ambos são métodos antigos de registro fotográfico que datam do século XIX.

O tratamento deste material está sob responsabilidade da especialista em conservação de fotografias Cristiane Torrão Pinto, da Coordenação de Preservação do Acervo. Após o trabalho de conservação, as fotografias em estojo serão acondicionadas em caixas tipo portfólio, confeccionadas pela equipe de acondicionamento da COPAC. Esse tipo de trabalho é de fundamental importância para a preservação do acervo do Arquivo Nacional, que é um patrimônio de todos os brasileiros.

registrado em:
Fim do conteúdo da página