Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia mundial da fotografia
Início do conteúdo da página

Dia mundial da fotografia

Escrito por Bruna Barcelos | Publicado: Domingo, 19 de Agosto de 2018, 10h00 | Última atualização em Sexta, 17 de Agosto de 2018, 14h30

O dia 19 de agosto de 1839 se tornou uma data histórica para os apaixonados pela fotografia. Nesse dia houve o comunicado no Instituto da França, em Paris, da aquisição pelo governo francês do invento da daguerreotipia, um processo fotográfico criado por Joseph Niépce e Louis Daguerre. Tal descoberta já havia sido apresentada à Academia de Ciências da França em janeiro do mesmo ano. Mas a data 19 de agosto é um marco na história da fotografia porque foi quando as autoridades francesas anunciaram que o invento estaria disponível ao domínio público, para que o mundo tivesse acesso à nova técnica. De 1839 até hoje, foram muitas as transformações das tecnologias e meios de se fotografar. Mais do que uma forma de registrar momentos do passado, a fotografia está intensamente presente na vida de todos.

O acervo do Arquivo Nacional contempla grande e diversificado acervo de fotografias. São fotos de periódicos como o Correio da Manhã, de coleções privadas e da Agência Nacional. O fundo “Fotografias Avulsas”, por exemplo, contém retratos de personalidades brasileiras e estrangeiras, fotos familiares, vistas de cidades, eventos etc., entre 1860 e 1964.

Para consultar o acervo do Arquivo Nacional, acesse  aqui.

Crianças da família Faleni, [1888]. Arquivo Nacional. Fundo Fotografias Avulsas. BR_RJANRIO_O2_0_FOT_00219_001

Nessa data lembramos também que a Revista Acervo, periódico quadrimestral do Arquivo Nacional, está com chamada de artigos aberta para o dossiê "Um marco para a fotografia: 180 anos de Daguerre". Essa edição é organizada pelos doutores em História Social Marcos Felipe de Brum Lopes, pesquisador do Museu Casa de Benjamin Constant (Ibram/MinC) e Claudia Beatriz Heynemann, pesquisadora do Arquivo Nacional. As submissões devem ser encaminhadas até o dia 31 de outubro. saiba mais aqui.

Dossiê "Um marco para a fotografia: 180 anos de Daguerre"

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página