Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Segundo dia do Festival O CUBO no Arquivo Nacional
Início do conteúdo da página

Segundo dia do Festival O CUBO no Arquivo Nacional

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quinta, 16 de Agosto de 2018, 17h04 | Última atualização em Quinta, 16 de Agosto de 2018, 17h54

Dentro das atividades do V Festival O CUBO de cinema, o Arquivo Nacional realizou nesta quinta-feira, 16 de agosto, uma palestra intitulada “Panorama da Preservação Digital no Arquivo Nacional: uma perspectiva do audiovisual”. A palestrante convidada foi a supervisora da área de preservação digital do Arquivo Nacional Erika Sampaio. O evento teve transmissão ao vivo através da página do Arquivo Nacional no Facebook e gravação pode ser assistida aqui.

A origem do festival de cinema independente é o site O Cubo, uma plataforma online que distribui material audiovisual como filmes e séries de diferentes regiões do Brasil licenciados via Creative Commons, licença pública internacional que permite aos autores definir previamente os usos de suas obras à coletividade.

A arquivista Erika Sampaio apresentou além da área de preservação de documentos digitais do Arquivo Nacional, a política de preservação digital da instituição. Na palestra também foram exibidos trechos de imagens do acervo do Arquivo Nacional para ilustrar a necessidade de preservação dos materiais audiovisuais.

Para o diretor e roteirista Fabiano Cafure, cofundador do Canal O CUBO: “a fala da Erika Sampaio foi muito importante para a gente começar a pensar em como armazenar nossa produção, quais cuidados tomar para preservá-la, mesmo sabendo que as condições ideais estão um pouco fora de alcance porque elas são caras para quem é independente. É uma questão de educar um público que começa a produzir sem pensar muito no que vai fazer depois”.

A respeito da parceria com o Arquivo Nacional, Cafure destacou que “é importante que as instituições públicas, principalmente as que tratam de arquivos e de conservação, façam parte da discussão sobre a produção e conservação do que está sendo gerado em arquivo audiovisual”.

Além da palestra “Panorama da Preservação Digital no Arquivo Nacional: uma perspectiva do audiovisual”, também ocorreu no Arquivo Nacional nesta quinta-feira, a partir das 15 horas, a exibição dos curtas-metragens vencedores do Canal O Cubo em 2017: “Adapt Your Mind”, “Pulso”, “Alforria” e “Marcel”.

O festival O CUBO iniciou este ano parceria com o Arquivo Nacional para a criação de uma programação com palestras sobre processo criativo, narrativas do audiovisual na web e conservação do audiovisual em arquivos digitais direcionada a estudantes secundaristas e universitários interessados no audiovisual. Confira a programação e os locais de exibição aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página