Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Primeiro dia do Festival O CUBO no Arquivo Nacional
Início do conteúdo da página

Primeiro dia do Festival O CUBO no Arquivo Nacional

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quarta, 15 de Agosto de 2018, 17h00 | Última atualização em Quarta, 15 de Agosto de 2018, 17h17

Foi ministrada na manhã desta quarta–feira, 15 de agosto, no auditório principal do Arquivo Nacional a palestra “Criação audiovisual: como fazer vídeos criativos e construir narrativas na internet?” pelo palestrante Fabiano Cafure. O evento fez parte da programação do V Festival O CUBO de Cinema, que ocorre entre 15 e 19 de agosto em diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro. A palestra teve transmissão ao vivo através da página do Arquivo Nacional no Facebook. A gravação pode ser assistida aqui.
O diretor e roteirista apresentou o site O Cubo, plataforma online que distribui material audiovisual como filmes e séries de diferentes regiões do Brasil licenciados via Creative Commons, licença pública internacional que permite aos autores definir previamente os usos de suas obras à coletividade, que deu origem ao festival.
Cafure também discorreu sobre como produzir um filme com baixo orçamento e utilizando equipamentos acessíveis. Ele ressaltou a importância dos futuros cineastas conhecerem as ferramentas de captação de recursos, as leis sobre direitos autorais e terem uma rede de contatos e patrocinadores para facilitar a execução dos projetos.
A palestra foi encerrada com a exibição de dois curtas-metragens intitulados “Café com Ana” que contam a mesma história de formas diferentes com o objetivo de exemplificar como o orçamento pode influenciar na produção de uma obra audiovisual.
O Arquivo Nacional também foi o local de exibição do longa-metragem convidado “HENFIL”, de Angela Zoé, que resgata a vida do cartunista Henrique de Souza e que irá estrear nos cinemas no segundo semestre de 2018.
O festival O CUBO iniciou este ano parceria com o Arquivo Nacional para a criação de uma programação com palestras sobre processo criativo, narrativas do audiovisual na web e conservação do audiovisual em arquivos digitais direcionada a estudantes secundaristas e universitários interessados no audiovisual. Confira a programação e os locais de exibição aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página