Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro completa 125 anos
Início do conteúdo da página

Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro completa 125 anos

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quinta, 09 de Agosto de 2018, 15h22 | Última atualização em Quinta, 09 de Agosto de 2018, 17h02

Nesta quarta-feira, 08 de agosto, foi realizada uma cerimônia na Câmara Municipal do Rio de Janeiro na qual o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro recebeu através de sua Diretora, Beatriz Kushnir, a Medalha de Mérito Pedro Ernesto. A homenagem reconhece a importância para a cidade da trajetória e do trabalho realizado pela instituição em seus 125 anos . A Diretora do Arquivo Nacional, Carolina Chaves, esteve presente na cerimônia.

A origem do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro remonta à época da refundação da cidade, por Mem de Sá, no morro do Castelo em 1567, quando foi constituído o Arquivo da Câmara Municipal. Esse Arquivo tinha como finalidade guardar a documentação gerada e acumulada pela Câmara, que, obedecendo à legislação portuguesa, desempenhava tanto funções legislativas quanto executivas na administração da cidade do Rio de Janeiro.

No século XIX, após a instalação da Corte Portuguesa no Brasil, a Câmara Municipal passou a dividir suas atribuições com os intendentes gerais de Polícia. Essa mudança acarretou modificações na natureza e nas espécies documentais produzidas tanto pela Câmara quanto pela Intendência de Polícia. Contudo, toda a documentação continuou a ser guardada pelo Arquivo da Câmara.

Em 1825, foi inaugurado o primeiro Paço Municipal para sediar a Câmara Municipal, onde passou a funcionar, também, o seu Arquivo. Em 1882, foi inaugurado o segundo Paço Municipal onde se instalaram os vereadores e o arquivo da municipalidade.

No período republicano, a partir de 1892, o Arquivo da Câmara foi transferido para o âmbito do Poder Executivo Municipal, continuando a funcionar nas dependências do Paço, integrando uma das suas Diretorias. A partir do Decreto nº 44, de 5 de agosto de 1893, sua denominação foi alterada para Arquivo Geral da Prefeitura do Distrito Federal e, posteriormente, Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, em 1979. Atualmente ele é vinculado à Secretaria Municipal da Casa Civil.

O Arquivo Nacional parabeniza o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro pelos seus 125 anos.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página