Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Portal “Que República é essa?” homenageia capoeira
Início do conteúdo da página

Portal “Que República é essa?” homenageia capoeira

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Sexta, 03 de Agosto de 2018, 14h22 | Última atualização em Sexta, 03 de Agosto de 2018, 15h19

Para marcar o dia da capoeira, comemorado em 03 de agosto, foi publicado no site "Que República é essa?" na sessão “Assista a um filme” um vídeo do acervo do Arquivo Nacional pertencente ao Fundo Agência Nacional (BR_RJANRIO_EH_0_FIL_BHO_121) que traz reportagem produzida pela Agência Nacional sobre o torneio de capoeira no Rio de Janeiro, em 1975 e apresenta também depoimento dos vencedores.

A capoeira foi descriminalizada no Brasil em 1937, dentro do projeto do Estado Novo de reforçar símbolos e práticas que servissem como identificadores nacionais. Em 2008 o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) registrou a Roda de Capoeira no Livro de Registro das Formas de Expressão, tornando-a bem cultural brasileiro. Em novembro de 2014, em Paris, a 9ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda aprovou a Roda de Capoeira, um dos símbolos do Brasil mais reconhecidos internacionalmente, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Ela foi criada pelas populações africanas vítimas da escravidão no Brasil. A capoeira possivelmente nasceu no século XVIII, nos arredores do Rio de Janeiro, Recife e Salvador. Incorporando aspectos de religiões africanas, essa forma de luta ritualizada passou por diversas transformações ao longo da sua história até se consolidar como um dos símbolos da cultura popular brasileira.

O site “Que República é essa?” é um ambiente de estudos, realizado pelo Arquivo Nacional com apoio da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Colégio Pedro II e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ) que tem como foco este período histórico. O objetivo do portal é trazer textos com linguagem acessível ao grande público e mostrar para a sociedade a riqueza de documentação do Arquivo Nacional através do estudo da história do Brasil, com destaque para a participação popular. Confira o texto sobre a capoeira publicado no “Que República é essa?” e o vídeo clicando aqui.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página