Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Confira a programação do Festival O CUBO no Arquivo Nacional
Início do conteúdo da página

Confira a programação do Festival O CUBO no Arquivo Nacional

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Terça, 07 de Agosto de 2018, 14h33 | Última atualização em Quarta, 08 de Agosto de 2018, 14h09

O Arquivo Nacional vai receber em sua sede nos dias 15 e 16 de agosto algumas programações do V Festival O CUBO de Cinema. O festival é uma produção do Canal O Cubo, plataforma online que distribui material audiovisual como filmes e séries de diferentes regiões do Brasil licenciados via Creative Commons, licença pública internacional que permite aos autores definir previamente os usos de suas obras à coletividade.

O festival inicia este ano parceria com o Arquivo Nacional para a criação de uma programação com palestras sobre processo criativo, narrativas do audiovisual na web e conservação do audiovisual em arquivos digitais direcionada a estudantes secundaristas e universitários interessados no audiovisual. O Arquivo Nacional também será o local de exibição do longa-metragem convidado “HENFIL”, de Angela Zoé, que resgata a vida do cartunista Henrique de Souza e que irá estrear nos cinemas no segundo semestre de 2018.

Confira abaixo a programação do Arquivo no O CUBO:

15 de agosto (quarta-feira):

10h às 12h30 - Palestra “Criação audiovisual: como fazer vídeos criativos e construir narrativas na internet?”

Palestrante: Fabiano Cafure (Canal O Cubo).

Resumo: Novos potenciais narrativos se apresentam para quem quer se expressar e compartilhar ideias nas dinâmicas do mundo online. Comunicar com imagens e sons, ritmos, cortes, remixes e remontagens tornou-se uma habilidade poderosa no século 21.

Nesta palestra, o cineasta Fabiano Cafure vai abordar seu processo criativo e de produção para curtas e web-séries, e os estímulos à criatividade na hora de pensar em roteiro, cenografia, figurino, direção, gravação, edição, finalização e todas as etapas do fazer audiovisual.

Inscreva-se clicando aqui.

15h: Exibição do longa metragem documentário HENFIL (Angela Zoé, Rio de Janeiro/RJ, 2017). Duração: 01h15.

16 de agosto (quinta-feira):

10h às 12h30 - Palestra “Panorama da Preservação Digital no Arquivo Nacional:uma perspectiva do audiovisual”.

Palestrante: Erika Sampaio

A palestra apresenta as ações realizadas e perspectivas relacionadas à preservação digital no Arquivo Nacional, com foco no acervo audiovisual. Erika Sampaio é Arquivista formada pela Unirio, Supervisora da Preservação Digital do Arquivo Nacional, mestranda do Programa de pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos na Unirio.

Inscreva-se clicando aqui.

15h - Exibição dos curtas vencedores do Canal O Cubo em 2017:

- Documentário Adapt Your Mind (Ana Catarina e Thiago Theo, Rio de Janeiro, 2016). Duração: 13 min.
- Ficção Pulso (Dani Suzuki, Rio de Janeiro, 2016). Duração: 15 min.
- Ficção Alforria (Bruno Rubim, Minas Gerais, 2016). Duração: 17 min.
- Documentário Marcel (Emanuel Orengo, Rio de Janeiro, 2016). Duração: 15 min.

O V Festival O CUBO de cinema possui entrada gratuita e acontecerá de 15 a 19 de agosto. Além do Arquivo Nacional, participam como locais de exibição o Centro Cultural Justiça Federal e a Biblioteca Parque de Niterói. A sede do Arquivo Nacional fica na Praça da República, 173. 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página