Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Conheça o fundador do Arquivo Nacional
Início do conteúdo da página

Conheça o fundador do Arquivo Nacional

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Segunda, 30 de Julho de 2018, 13h20 | Última atualização em Segunda, 30 de Julho de 2018, 14h26
Pedro de Araújo Lima, Marquês de Olinda, nasceu em 22 de dezembro de 1793. Ele era filho do capitão Manuel de Araújo Lima e de Ana Teixeira Cavalcanti e casado com Luíza de Figueiredo. Foi presidente da Câmara dos Deputados, regente e primeiro ministro do Império do Brasil. 
 
Estudou humanidades em Olinda e seguiu para Portugal, onde se formou em Direito pela Universidade de Coimbra, em 1819, retornando ao Brasil no mesmo ano. Destacou-se, então, na política, tornando-se uma das principais figuras do movimento da Independência do Brasil.
 
Foi escolhido para representar Pernambuco no Senado em 1837, mesmo ano em que recebeu indicação para ser regente do Império após a renúncia de Antônio Feijó – escolha que foi confirmada pelo voto popular no ano seguinte. 
 
Durante a sua regência, foram fundados o Imperial Colégio Pedro II, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o Arquivo Público, atual Arquivo Nacional. Um busto em sua homenagem pode ser visto na escadaria principal da sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro.
 
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página