Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Conheça o Programa AN Digital
Início do conteúdo da página

Conheça o Programa AN Digital

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Sexta, 27 de Julho de 2018, 11h07 | Última atualização em Sexta, 28 de Setembro de 2018, 17h25

A preservação de documentos arquivísticos digitais é uma preocupação do Arquivo Nacional, que em 2010 iniciou o Programa Permanente de Preservação e Acesso a Documentos Arquivísticos Digitais – AN Digital. Esse programa tem por objetivo dotar o Arquivo Nacional das condições de infraestrutura organizacional e tecnológica capazes de preservar e dar acesso aos documentos digitais por ele recolhidos em cumprimento às suas atribuições.

Com o objetivo de divulgar ao público os trabalhos realizados pelo AN Digital, suas conquistas e os desafios enfrentados no processo será publicada uma série de matérias sobre os projetos que compõem o Programa Permanente de Preservação e Acesso a Documentos Arquivísticos Digitais da instituição e seus resultados.

O desafio enfrentado pelo AN Digital é garantir o acesso a documentos arquivísticos digitais autênticos no longo prazo. Para fazer frente a esse desafio, o programa pretende tornar o Arquivo Nacional um repositório digital confiável para documentos os documentos digitais de valor permanente produzidos pelos órgãos e entidades do poder executivo federal, incluindo originais digitais e representantes digitais. Os documentos originais digitais são aqueles que se tornaram originais no formato digital. Já os representantes digitais são cópias digitais de acervos não digitais, que são produzidas com a finalidade de facilitar o acesso dos documentos ao público.

Atualmente o Arquivo Nacional já tem originais digitais nos fundos sob sua custódia, destacando-se os documentos da Comissão Nacional da Verdade e da Autoridade Pública Olímpica, este último ainda em processo de recolhimento. Os representantes digitais compõem aproximadamente um volume de 500 terabytes. A quantidade de objetos digitais gerenciados, entre matrizes, derivadas, cópias de preservação e cópias de acesso, é de cerca de 50 milhões. Destes, mais de 400 mil imagens estão disponíveis no Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN), que pode ser acessado clicando aqui.

O AN Digital é uma resposta do Arquivo Nacional aos desafios enfrentados na preservação dos documentos arquivísticos digitais e visa preparar a instituição, no presente, para garantir a guarda, preservação e difusão dos arquivos do futuro.

registrado em:
Fim do conteúdo da página