Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo em Prosa: "40 anos depois da lei da profissão de arquivista no Brasil"
Início do conteúdo da página

Arquivo em Prosa: "40 anos depois da lei da profissão de arquivista no Brasil"

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quinta, 26 de Julho de 2018, 16h40 | Última atualização em Quinta, 26 de Julho de 2018, 16h42

O Arquivo Nacional promoveu no auditório principal de sua sede, no Rio de Janeiro, na tarde desta quinta-feira, 26 de julho, a décima edição do Arquivo em Prosa, que é um evento mensal promovido pela instituição com o intuito de debater temas do mundo da arquivologia e/ou pertinentes ao seu acervo.

O tema desta edição foi "40 anos depois da lei da profissão de arquivista no Brasil". O evento trouxe uma abordagem sobre a profissão de arquivista no Brasil, apoiada na Lei nº 6.546, de 04 de julho de 1978, que modelou a institucionalização do campo arquivístico no país. O palestrante convidado foi Eliezer Pires da Silva, que é servidor do Arquivo Nacional e professor de Arquivologia da Universidade do Estado do Rio (UNIRIO).

O palestrante fez um panorama histórico da arquivologia no Brasil desde antes de sua regulamentação como carreira, os nomes dados aos profissionais da área ao longo do tempo e as influências sofridas de outros países.

Eliezer lembrou também do recente falecimento do consagrado arquivista José Pedro Pinto Esposel, que foi fundador do curso de graduação em Arquivologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), do curso de pós-graduação em Organização, Planejamento e Direção de Arquivos, além de fundador e presidente da Associação dos Arquivistas Brasileiros.

O encerramento da palestra contou com perguntas da plateia, que foram respondidas pelo professor e versaram sobre os desafios e perspectivas enfrentados pela arquivologia nos dias atuais.

O evento contou com transmissão ao vivo através da página do Arquivo Nacional no Facebook e a gravação pode ser conferida clicando aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página