Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Conheça o site Retratos Modernos do portal do Arquivo Nacional
Início do conteúdo da página

Conheça o site Retratos Modernos do portal do Arquivo Nacional

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quarta, 01 de Agosto de 2018, 14h27 | Última atualização em Sexta, 03 de Agosto de 2018, 15h32

O Arquivo Nacional, com o patrocínio do Programa Petrobrás Cultural, publicou em 2005 o livro Retratos Modernos, reunindo fotografias originais de seu acervo que marcaram a introdução e divulgação desta então nova modalidade no Brasil. Na produção do livro a instituição se dedicou a realizar uma obra de seu conjunto documental fotográfico no período de meados do século XIX e início do século XX. São cerca de 120 fotos de 52 fotógrafos brasileiros e estrangeiros entre os quais Marc Ferrez, Juan Gutierrez, Insley Pacheco e Alberto Henschel. Elas foram produzidas entre a década de 1850 e os primeiros anos do século XX, período que marca a introdução e a divulgação da técnica fotográfica no Brasil, em conjunto com a modernização, a industrialização e a expansão dos centros urbanos.

Através do site de mesmo nome, o usuário tem acesso a essas imagens, juntamente com a biografia de cada fotógrafo e a história dos estúdios brasileiros que ajudaram a escrever a trajetória desta nova modalidade em ascensão no país. Vale lembrar que o Brasil foi de um pioneirismo exemplar, ao trazer a fotografia no ano seguinte a seu anúncio na França, em 1839. Rapidamente a pintura deu lugar à fotografia e o Rio de Janeiro se tornou o centro nacional da nova arte. Naquele começo, os estúdios de fotografias eram propriedades de estrangeiros residentes no Brasil e seus protagonistas perpassavam por todas as classes sociais da época, registrando álbum de família e até paisagens. Desta forma, tiveram uma grande contribuição para constituir a memória do país.

Quer conhecer mais sobre a história da fotografia no Brasil? Clicando em “portais”, no menu lateral “serviços ao cidadão” do portal do Arquivo Nacional, você tem acesso ao site Retratos Modernos e conhecerá um pouco mais sobre o advento e a história da fotografia em nosso país.

registrado em:
Fim do conteúdo da página