Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo Faz Escola: Cultura jovem e tribos urbanas
Início do conteúdo da página

Arquivo Faz Escola: Cultura jovem e tribos urbanas

Escrito por Bruna Barcelos | Publicado: Sexta, 20 de Julho de 2018, 17h00 | Última atualização em Sexta, 20 de Julho de 2018, 17h01

O projeto  "Arquivo Faz Escola", realizado pelo Arquivo Nacional, tem por objetivo exibir mensalmente sessões de filmes nacionais seguidos de rodas de conversas com especialistas sobre o tema. 

A próxima edição do Arquivo Faz Escola tem como tema "Cultura jovem e tribos urbanas" e acontecerá no dia 28 de agosto, no auditório principal da sede do Arquivo Nacional no Rio de Janeiro. Na data será exibido o documentário "Funk Rio", em dua sessões.

A exibição das 10 horas será seguida de uma roda de conversa com a Historiadora e antropóloga, Adriana Facina (UFRJ), e com a Linguista, Adriana Carvalho Lopes (UFRRJ), e a sessão das 14 horas contará também com Adriana Facina e com a Antropóloga, Mylene Mizrahi (PUC-Rio).

O documentário "Funk Rio" possui direção de Sérgio Goldemberg e foi realizado em 1994. Premiado em festivais, esse documentário pioneiro retrata o crescimento da cultura funk nas favelas do Rio de Janeiro, no início dos anos 1990. Os bailes, filmados na quadra da Mangueira e em Niterói, e os depoimentos de jovens frequentadores expressam o estilo, as danças e a identidade da periferia.

O público-alvo da edição de junho do Arquivo Faz Escola são alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e estudantes do ensino médio. As sessões são abertas para grupos escolares agendados através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página