Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Acervo do Arquivo Nacional na exposição "Bossa 60, Passo a Compasso"
Início do conteúdo da página

Acervo do Arquivo Nacional na exposição "Bossa 60, Passo a Compasso"

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Sexta, 20 de Julho de 2018, 11h46 | Última atualização em Terça, 24 de Julho de 2018, 16h03

O Arquivo Nacional teve imagens de seu acervo utilizadas através de reproduções na exposição "Bossa 60, Passo a Compasso", que homenageia os 60 anos da Bossa Nova. Os fundos que serviram de fonte foram Agência Nacional (BR RJANRIOEH) e Correio da Manhã (BRRJANRIOPH), que podem ser conferidos no Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN) clicando aqui. O Espaço Cultural BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) e a Luz Produções são os responsáveis pela exposição. A idealização é de Valéria Machado Colela e a curadoria do jornalista e crítico musical Tárik de Souza.

"Bossa 60, Passo a Compasso" privilegia a experiência sonora, com ilhas de conteúdo distribuídas pelo espaço expositivo. Além da música, o visitante tem contato com letras que mudaram a composição no Brasil; a cronologia da bossa, desde seu início até os dias atuais, em paralelo à urbanização do país; as novas linguagens vocais; e a influência do movimento na música em todo o mundo. Na Galeria BNDES, foi recriado o percurso musical desse estilo em diversas frentes: política, erudita, a bossa no exterior, afro-bossa, samba jazz e a bossa sempre nova, trazendo o contexto histórico das últimas seis décadas no Brasil e no mundo.

O objetivo é traçar passo a compasso a bossa nova como fornecedora de matéria-prima cosmopolita, à altura da vanguarda cultural internacional.

A exposição "Bossa 60, Passo a Compasso" fica em cartaz até o dia 6 de setembro, com entrada gratuita. A Galeria BNDES fica na Avenida República do Chile 100 (próximo ao Metrô Carioca), com horário de funcionamento de segunda a sexta, das 10h às 19h. Visitas guiadas são realizadas de segunda a sexta às 12h30; quartas e quintas às 18h15. ​Visite o site do Espaço Cultural BNDES clicando aqui.

Fonte: Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos/ Espaço Cultural BNDES.

registrado em:
Fim do conteúdo da página