Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Informações dos Documentos Iconográficos dos Fundos Privados disponíveis no SIAN
Início do conteúdo da página

Informações dos Documentos Iconográficos dos Fundos Privados disponíveis no SIAN

Escrito por Camila Souza | Publicado: Terça, 17 de Julho de 2018, 15h21 | Última atualização em Quinta, 19 de Julho de 2018, 15h44

O Arquivo Nacional, através de sua de Equipe de Processamento Técnico de Documentos Iconográficos, inseriu no Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN) registros referentes ao “Catálogo dos Documentos Iconográficos dos Fundos Privados”. Constituído por 18 fundos, destacam-se os de Afonso Pena, Floriano Peixoto, Prudente de Morais (Presidentes da República), Duque de Caxias e Percival Farquhar (empresário americano, criador da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré), dentre outros.

Inicialmente, esses conjuntos documentais foram descritos de acordo com o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), em fichas similares às de biblioteca. Para se adequar às normas de descrição arquivística, foi necessário um trabalho de adaptação dos campos do AACR2 para o SIAN, configurado de acordo com a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE).

As informações descritivas dos documentos iconográficos, associadas às suas respectivas imagens, quando digitalizadas, encontram-se disponíveis para acesso no SIAN.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página