Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Visite o Arquivo Nacional
Início do conteúdo da página

Visite o Arquivo Nacional

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quarta, 11 de Julho de 2018, 17h50 | Última atualização em Quarta, 11 de Julho de 2018, 17h50

O Arquivo Nacional está de portas abertas para receber o público! A área das exposições e o pátio interno do prédio principal da sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, ficam abertas à visitação de segunda a sexta das 9 às 18 horas. Atualmente está em cartaz na instituição a mostra “130 Anos da Abolição da Escravatura”, com 40 itens do acervo da instituição. São peças do período escravocrata e do movimento abolicionista, divididas em seis temas: comércio de escravizados, trabalho, resistência, tráfico negreiro, vida cotidiana e abolição.

São também oferecidas visitas monitoradas mediante agendamento prévio. De segunda a sexta-feira, das 10h às 14h, o Arquivo Nacional recebe quem tem interesse em conhecer o acervo, as áreas da instituição e a importância da preservação do patrimônio documental do país. Há também um programa de visitação escolar, que inclui uma visita à exposição em cartaz e uma atividade pedagógica. Este programa foi planejado para desenvolver junto a crianças e jovens o prazer de frequentar exposições, além de conhecer o Arquivo Nacional e parte de seu acervo.

Direcionada para estudantes de arquivologia e áreas afins, além de profissionais de instituições congêneres, são oferecidas visitas técnicas nas quais os visitantes são apresentados, conforme seu interesse, às áreas de funcionamento de um arquivo: processamento técnico, preservação, gestão, acesso e difusão.

Na regional do Distrito Federal- COREG as visitas são programadas para 20 pessoas no máximo e oferecidas as terças e quintas de 14h30 as 16h30, com duração de 1 hora.

Para dúvidas ou outras informações sobre visitas ao Arquivo Nacional, entre em contato com a Supervisão de Educação em Arquivos pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone: (21) 2179-1256. Também é possível agendar visitação no Rio de Janeiro clicando aqui e em Brasília clicando aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página