Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo Nacional inicia terceira turma de egressos do projeto Papel da Liberdade
Início do conteúdo da página

Arquivo Nacional inicia terceira turma de egressos do projeto Papel da Liberdade

Escrito por Bruna Barcelos | Publicado: Quinta, 05 de Julho de 2018, 09h00 | Última atualização em Quinta, 05 de Julho de 2018, 17h40

A terceira turma de egressos iniciou, nesta última semana de junho, o curso de Educação em Arquivos do projeto O Papel da Liberdade. O coordenador da Coordenação Regional do Arquivo Nacional no DF (COREG), Paulo Cid, deu as boas-vindas à nova turma e falou em seu discurso: “Esta é uma oportunidade singular, pois vocês estão recebendo conhecimentos que serão usados em um mercado de trabalho que precisa de bons profissionais. Aqui terão a chancela de um curso promovido pela instituição que é a referência no tratamento, na preservação e na gestão documental do país”.

O projeto é um acordo entre o Arquivo Nacional (AN) do Ministério da Justiça e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Segurança Pública. As aulas teóricas duram duas semanas e serão ministrados os seguintes conteúdos: O que é o Arquivo Nacional (finalidade, visão, história, acervos); Patrimônio Documental, Fundo Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras (SPMAF); Documentos de Arquivo; Preservação de Acervos; Manuseio e Cuidados com Acervos; Controle Biológico. Após esta etapa, a turma passará para as aulas práticas e, em seguida, por um período de vivência. A duração do curso é de seis meses. A capacitação ensina também a confecção de itens de escritório, como cadernos, bloco de notas, porta-lápis e pastas. O curso está acontecendo na Coordenação Regional do Arquivo Nacional em Brasília (COREG).

A ação profissionalizante promove cidadania e facilita a inclusão de pessoas com restrição de liberdade no mercado de trabalho, sendo de grande importância na formação, capacitação e qualificação dos egressos para sua efetiva ressocialização.



Papel da Liberdade no Arquivo Nacional

O projeto O Papel da Liberdade é um conjunto de ações direcionadas à educação técnica e ressocialização de pessoas em cumprimento de pena, no regime aberto e semi-aberto, capacitando-os para a inserção no mercado de trabalho. A iniciativa começou, embrionariamente, em 1997, mas foi em 1999, que o projeto tornou-se oficial pelo então Ministério da Justiça e Segurança Pública.


No Arquivo Nacional, a parceria começou em novembro de 2017, com o início da primeira turma. Na ocasião, quatro pessoas participaram e ainda estão em capacitação na parte da vivência prática, com previsão de término da capacitação em abril. A nova turma conta com sete participantes, entre homens e mulheres, com previsão de conclusão em meados de 2018.

 Texto: COREG / Foto: Eline Caldas

registrado em:
Fim do conteúdo da página